Conselheiros apresentam indicadores do TCESP a novos Agentes da Fiscalização

14/09/2018 – SÃO PAULO – Os Índices de Efetividade das Gestões Municipal (IEG-M) e Estadual (IEG-E) e a importância das fiscalizações de resultado foram temas, anteontem, de palestra feita pelos Conselheiros Sidney Beraldo e Cristiana de Castro Moraes a 133 novos servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Depois de dar as boas-vindas ao grupo, a Conselheira apresentou o IEG-M, indicador criado pelo Tribunal para medir a eficiência das administrações municipais a partir da análise de dados de sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, proteção aos cidadãos e tecnologia da informação.

Com o levantamento - que este ano chega à quarta edição - ainda é possível identificar os pontos que merecem maior vigilância do controle externo, o que não só permite o aprimoramento das fiscalizações, mas também a consolidação das auditorias focadas em resultados.

“Mas o trabalho de vocês ainda é a base de tudo. O Conselheiro pode ter o melhor assessor, Doutor em Direito até. Se a fiscalização não for boa, o parecer sai incompleto”, disse a Conselheira aos Agentes da Fiscalização e da Fiscalização-Administração recém-empossados.

Ao Conselheiro Sidney Beraldo coube a tarefa de falar sobre o IEG-E, indicador elaborado pelo TCESP para mensurar a efetividade da administração estadual. Composto por quesitos relacionados à educação, saúde, segurança pública, planejamento e gestão fiscal, o índice terá os primeiros resultados divulgados no final deste ano.

“Os órgãos de controle dos países desenvolvidos estão olhando o resultado das políticas. E estamos fazendo o mesmo. Afinal, tão preocupante quanto a corrupção é a má gestão”, declarou ele.

O Conselheiro ainda ressaltou a importância do serviço público e a responsabilidade exigida pela função. “Nossa missão é muito relevante e motivadora. Vamos juntos trabalhar para que o povo tenha um atendimento público melhor, um atendimento que faça jus aos impostos pagos pela sociedade”, afirmou.

. Observatório do Futuro
Beraldo também apresentou ao grupo as atividades do Observatório do Futuro. Em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o núcleo foi criado pela Corte de Contas paulista para monitorar o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.

Estabelecidas pela ONU, essas metas estão fundamentadas no crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. “Os ODS são fundamentais para que o mundo melhore e caminhe para uma situação de igualdade. E, mais uma vez, em uma iniciativa pioneira, o TCESP quer participar desse processo”, disse o Conselheiro.