Galeria de Presidentes recebe quadro do Conselheiro Dimas Ramalho

14/12/2018 – SÃO PAULO – O retrato do Conselheiro Dimas Ramalho passou a fazer parte da coleção de imagens de Presidentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A obra foi realizada pelo artista Bruno Passos e ficará exposta ao lado das pinturas de outros 29 Ex-Presidentes do TCESP.

A solenidade, que aconteceu na quarta-feira (12/12), às 9h30, contou com a presença do Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, dos Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Cristiana de Castro Moraes e Sidney Beraldo; dos Auditores-Substitutos de Conselheiro, Silvia Monteiro e Valdenir Antonio Polizeli; do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa; do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e de servidores da Casa.

Na ocasião, o Conselheiro Dimas Ramalho falou da emoção em ter seu quadro na galeria de Presidentes do TCESP. “É um orgulho fazer parte dos que construíram a história do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, afirmou o Conselheiro durante a cerimônia de descerramento da tela.

Responsável pela pintura da obra, Bruno Passos destacou a dificuldade do artista em pintar um retrato e enxergar quem está a sua frente. “Dimas é sorridente, comunicativo, exuberante em suas falas, por isso pintá-lo descontraído seria o mais natural. Mas quando buscamos eternizar alguém através da arte e nos despimos das convenções e dos pudores, se faz necessário que a obra não reflita apenas o modo de comunicar do retratado, mas sim a sua essência”, escreveu o pintor em carta direcionada ao Conselheiro e que foi lida durante a cerimônia.

. Histórico
Dimas Ramalho tomou posse como Conselheiro do TCESP em agosto de 2012, tendo seu nome referendado pela indicação dos Deputados da Assembleia Legislativa Estadual. No exercício de 2016, foi eleito, por unanimidade, para presidir as atividades da Corte de Contas Paulista.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Dimas Ramalho foi Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto e Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo. Em 1980, ingressou por concurso público no Ministério Público, onde foi Procurador de Justiça (1994).

Exerceu seis mandatos como  Deputado Estadual e Federal. Foi Secretário de Estado da Habitação na gestão do Governador Mário Covas e respondeu pela Secretaria Municipal de Serviços da Capital.