Prazo para remessa de informações e dados do IEG-E vai até 15 de outubro

 

24/09/18 – SÃO PAULO – Os gestores ou responsáveis pelo envio de informações relativas à composição do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEG-E) terão até o dia 15 de outubro para remeter os dados para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Os procedimentos são voltados aos jurisdicionados estaduais e que integram as secretarias, órgãos e entidades ligadas às áreas da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Segurança.

Concebido pela Corte de Contas paulista em 2017, o indicador, desenvolvido para aferir os resultados de políticas públicas em cinco áreas do governo estadual, que se encontra em sua primeira edição, começou a coletar informações por meio da Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (AUDESP) desde o último dia 9 de julho.

Este primeiro levantamento, segundo informou a AUDESP, contará com dados de mais de 250 órgãos e entidades estaduais. Desde o início da coleta de dados, 157 (cento e cinquenta e sete) instituições pesquisadas ainda não indicaram respondentes para preencher os respectivos questionários ,  lembrando que cada entidade deve indicar apenas 1 (um) respondente. 

A AUDESP alerta que a não participação ou o preenchimento incompleto das planilhas acarretará a atribuição da pontuação 0 (zero) ao órgão, impactando negativamente na nota atribuída à Administração Estadual. 

O credenciamento dos responsáveis pela remessa de dados ao TCE está em funcionamento desde 25 de junho e os questionários, disponíveis na forma de planilha, deverão ser respondidos exclusivamente pelos usuários cadastrados no sistema.

. Instruções
Para orientar o gestor/responsável sobre o correto cadastramento e a posterior remessa de informações ao TCE, a Secretaria-Diretoria Geral (SDG) emitiu o Comunicado SDG nº 22/2018, que informa os detalhes da coleta de dados. A íntegra do Comunicado está disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/EW8gtb.

A título complementar, a Corte de Contas ainda editou um Manual de Orientação do IEG-E que traz informações detalhadas sobre os quesitos que compõem o indicador, seus objetivos e a forma de cálculo dos índices apresentados. Com 170 páginas, o documento mostra as dimensões da atuação pública que serão pesquisadas e traz uma síntese das metodologias utilizadas na construção do índice. A íntegra do manual pode ser acessada pelo link https://goo.gl/PizYih.

. Cadastramento
O cadastramento deve ser executado pelo portal do Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (AUDESP), pelo servidor do órgão indicado como ‘Gestor ou Responsável no Sistema de Delegações’. 

Caso não haja usuário cadastrado, será necessário encaminhar uma solicitação pelo canal ‘Fale Conosco’ do Sistema AUDESP – na forma de um ofício digitalizado, assinado pela autoridade competente e contendo a documentação exigida (nome, CPF, cargo, data da admissão e e-mail institucional).

Quaisquer dúvidas relacionadas ao envio das informações do IEG-E devem ser encaminhadas pelo canal ‘Fale Conosco’ do Sistema AUDESP, disponível na página https://www.tce.sp.gov.br/chamados.