TCESP apresenta central de monitoramento de fiscalização para Atricon e comitiva de Conselheiros

13/11/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) recebeu, na quinta-feira (8/11), às 16h00, o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), que, na oportunidade, esteve acompanhado por uma comitiva de Conselheiros de Cortes de Contas de diversos Estados.A caravana foi recepcionada pelo Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, pelo Conselheiro Sidney Beraldo e pelo Auditor-Substituto de Conselheiro Alexandre Manir Figueiredo Sarquis.

Na oportunidade, o Presidente da Atricon estendeu a todos os membros da Corte paulista suas felicitações pela indicação como um dos doze finalistas do Innovare – maior premiação jurídica do país. A Corte concorre na categoria ‘Tribunais’, com o projeto de implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).

. Central de monitoramento
Na oportunidade, acompanhado pelos Conselheiros Sebastião Ranna (TCE-ES), Cesar Meola (TCE-RS), Jaylson Campelo (TCE-PI) e Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), o Presidente do TCESP participou de uma reunião de caráter técnico para demonstrar a central de monitoramento das ações de ‘Fiscalização Ordenada’.

Implantadas pelo TCESP desde 2015, as fiscalizações ordenadas verificam in loco a prestação de serviços públicos no Estado de São Paulo. A ferramenta – que retransmite informações e dados em tempo real entre as equipes de fiscalização e a Corte paulista – permite a anexação de fotos, vídeos e documentos que serão encartados nos relatórios de vistoria.

Após a consolidação das informações colhidas pelos agentes, um relatório é encaminhado aos Conselheiros responsáveis pelos processos ligados às entidades fiscalizadas. O documento também é disponibilizado aos cidadãos pelo link www4.tce.sp.gov.br/relatorios-fiscalizacao-ordenada.

Ao longo dos 4 anos, o Tribunal já realizou dezenas de fiscalizações-surpresa, desenvolvendo ações em diversos setores: hospitais gerenciados por OSS, frotas oficiais e transporte escolar, Programa de Saúde da Família, almoxarifados, merenda escolar, creches municipais e aterros sanitários.