Diplomação

 

18/12/2018 - São Paulo - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa, participou, hoje (18/12), às 11h00, na Sala São Paulo, na Capital, da solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2018 por São Paulo.

Durante a cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foram diplomados o Governador, João Doria, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, e os Senadores Major Olímpio e Mara Gabrilli, com os seus respectivos suplentes. Também receberam os diplomas os 70 Deputados Federais e os 94 Deputados Estaduais eleitos pelo Estado. 

Em seu discurso, o Presidente do TRE-SP, Desembargador Carlos Eduardo Caduro Padin, parabenizou todos os candidatos eleitos. “A cerimônia de diplomação coroa o ciclo da eleição e torna o candidato habilitado a exercer o cargo para que foi eleito. É um momento de alegria e comemoração, que representa a escolha e a soberania popular”, afirmou.

O Presidente do TRE-SP ainda pediu aos eleitos uma atuação responsável e que cumpram com as promessas de campanha. “O que se espera é que os recursos orçamentários cheguem ilesos aos seus destinos e neles sejam totalmente empregados. Honrem tudo aquilo que prometeram à população de São Paulo, porque vocês terão que prestar contas a essa sociedade”, afirmou.

. Autoridades

Prestigiaram a solenidade o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Cauê Macris; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Manoel de Queiroz Pereira Calças; o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), Paulo Prazak; o Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; dentre outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A cerimônia marca o encerramento da eleição no contexto administrativo.

O Governador e seu Vice assumem o Governo do Estado em cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de São Paulo no dia 1º de janeiro de 2019. Já os Deputados Federais iniciam o novo mandato em fevereiro e os Estaduais, em março.