TY - JOUR AU - Reis Magalhães, Renata Luciana dos PY - 2018 TI - CUSTEIO ABC NOS SERVIÇOS PÚBLICOS JF - Cadernos; v. 1 n. 2 (2018): Cadernos da Escola Paulista de Contas / 1º Sem 2018 KW - N2 - Em um cenário atual de obrigatoriedade de apuração de custos pela administração pública, este estudo buscou desenvolver procedimentos necessários para adoção do sistema de custeio baseado em atividades. A informação do custo de cada uma das ações públicas desenvolvidas pelo ente pode ser de utilidade para a tomada de decisões do administrador público e pela sociedade, afinal, a informação de quanto custa o serviço público deve se materializar no processo de accountability, ou seja, espera-se que a informação útil seja dotada de características qualitativas de fidedignidade, relevância, compreensibilidade, comparabilidade, tempestividade e verificabilidade. O estudo foi desenvolvido para aplicação específica na unidade orçamentária – Secretaria Municipal de Fazenda, por representar o órgão responsável pela implantação de metodologia de custos para toda a entidade. Este artigo apresenta uma estrutura administrativa de uma Secretaria Municipal de Fazenda, atividades desenvolvidas e direcionadores de custos identificados para a ação pública: Arrecadação e Controle de Tributos. A partir daí o objetivo final deste estudo foi gerar a informação, apresentar ao usuário e verificar se atende à sua necessidade quanto ao atributo qualitativo de compreensibilidade. Ao final, foi possível concluir que a utilização do Activity Based Costing (ABC) para mensuração dos custos dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda resulta em uma metodologia possível e útil à sociedade. Em análise quanto à compreensibilidade, as avaliações de usuários “controladores sociais”, demonstraram que a informação fornecida atendeu a este atributo de qualidade da informação contábil e foram identificadas melhorias que devem ser incorporadas e que favorecerão os outros atributos de qualidade, em especial a verificabilidade e a comparabilidade. UR - https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/34