Já está no ar, através da RedeTCESP, o quarto episódio do InovaCast. O videocast apresenta quinzenalmente convidados especiais para debater a transformação das cidades através da eficiência e inovação, sendo uma produção do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em parceria com o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC). A íntegra da entrevista está disponível no YouTube por meio do link https://bit.ly/3I8Khdr.

Neste episódio, intitulado ‘Estrada para a cidade do futuro’, o jornalista Fernando Martins contou com a presença da Secretária Municipal de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, e do Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall Olio.

A Secretária Marcela Arruda falou sobre a aproximação que a gestão pública obtém junto ao cidadão ao fazer uso de ferramentas de digitalização, que vai além da substituição de papel com viés de sustentabilidade, sendo “uma política facilitadora da transformação digital que democratiza o acesso [do cidadão]”.

Marcela Arruda falou sobre a experiência do maior município do Brasil com a digitalização de serviços e de seu arquivo público e trouxe alguns números dessa transformação, além de falar sobre outras ferramentas de infraestrutura digital que estão colaborando, inclusive, com ações de zeladoria urbana.

Já Leandro Dall Olio contextualizou como a ‘Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’, das Nações Unidas, está ligada com a temática da inovação, ao visualizar de uma maneira diferenciada alguns problemas já históricos das cidades. Dall Olio também pontou as inovações da Corte de Contas, que precisou inovar na auditoria das contas públicas, ao atuar também em um método de auditoria de resultados, e não apenas de conformidade.

“Foi aí que surgiu o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, onde a gente visualiza o gasto público em seis grandes áreas temáticas, todas elas relacionadas a políticas públicas que têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos. A partir do IEGM o gestor público acaba tendo um diagnóstico da situação do seu município”.

O InovaCast é produzido pela Diretoria de Comunicação Social do TCE e coordenado pelo MPC, sendo parte das ações previstas no Planejamento Estratégico para promover, de forma perene, a inovação como meio de aprimorar a eficiência no setor público.

Assista a íntegra da entrevista