01

Perguntas Frequentes

 

 

 

Aplicativo no Celular ou Tablet

O aplicativo Olho na Escola para Android poderá ser baixado na loja PlayStore a partir do dia 11/10/2019. 

A versão para IOS será disponibilizado em breve na AppleStore.

Escolas

Todas as escolas Municipais e Estaduais irão participar do OlhonaEscola, exceto as escolas municipais da Prefeitura de São Paulo.

Relação das escolas que estão participando:

 

As escolas municipais da Prefeitura de São Paulo não fazem parte do OlhonaEscola. Se não for este o caso, por favor, encaminhe um e-mail para olhonaescola@tce.sp.gov.br, informando o Município, nome da escola, endereço completo da escola e se a escola é estadual ou municipal

O TCESP fiscaliza todos os órgãos Estaduais  e Municipais, exceto o do Municipio de São Paulo, que é fiscalizado pelo TCM (Tribunal de Contas do Município).

Não, todas as escolas participam do OlhonaEscola, porém a criação de elogios, sugestões ou reclamações por parte do cidadão é opcional. Isto quer dizer que poderá existir escolas sem nenhum elogio, sugestão ou reclamação.

Sim, todas escolas atendidas pelas Secretarias Municipais de Educação e pela Secretaria Estadual da Educação.

A utilização do aplicativo não exclui outras formas de interação, mas proporciona novas. As mais diversas formas de interação podem ser encorajadas, isoladamente e também em conjunto.

Inicialmente estão contempladas as escolas municipais e estaduais vinculadas à Secretaria de Educação.

O conjunto de escolas estaduais mantidas e administradas pelas universidades estaduais paulistas - USP, UNESP e UNICAMP – e pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, além de outras Secretarias de Estado não estão contemplados no Olho na Escola.

As escolas municipais da Prefeitura de São Paulo não fazem parte do OlhonaEscola. Se não for este o caso, por favor, encaminhe um e-mail para olhonaescola@tce.sp.gov.br, informando o Município, nome da escola, endereço completo da escola e se a escola é estadual ou municipal.

Diretor da Escola

Não. O responsável para cadastramento é a Secretaria Municipal da Educação ou a Diretoria de Ensino

A cada elogio, sugestão ou reclamação, o Diretor receberá um e-mail. Ele deverá entrar no Sistema Olho na Escola do TCESP e ver o elogio/sugestão e responder à reclamação.
Para utilização do sistema, veja o manual https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/portal/Manual_OlhonaEscola_diretor%20de%20escola.pdf

O Diretor da escola receberá um e-mail a cada elogio, sugestão ou reclamação recebida. Porém, poderá acessar o Sistema OlhonaEscola na frequência que desejar.

O gestores devem estar cadastrados no sistema Olho na Escola. Uma vez cadastrados, os gestores das escolas devem realizar login no Portal de Sistemas (https://sso.tce.sp.gov.br). Caso já possuam cadastro, basta informar o e-mail e a senha, do contrário, eles próprios podem se cadastrar através do link "Não possuo uma conta" na tela de login do Portal de Sistemas.

Se, ao entrar no Portal de Sistemas não aparecer o ícone do “Olho na Escola”, significa que seu CPF + e-mail não foi cadastrado pela Secretaria Municipal ou Diretoria Regional de Ensino. Você deverá entrar em contato com eles, e solicitar para que eles atualizem o cadastro da escola com seu CPF e e-mail.

Eventuais problemas/dificuldades que o gestor possuir para a solução de uma eventual reclamação podem ser incluídos na própria reclamação. As reclamações/sugestões existentes servem ainda de insumo para o gestor realizar a solicitação aos órgãos competentes quando necessário.

Secretarias Municipais de Educação e Diretorias de Ensino

A Secretaria ou Diretoria terão acesso a todos elogios, sugestões e reclamações encaminhados nas escolas de sua jurisdição.
Outro momento de intervenção será quando o Diretor da escola não tomar nenhuma providência em 30 dias, e então um e-mail será encaminhado para a Secretaria ou Diretoria informando que existe uma reclamação sem atendimento há 30 dias.

Cada órgão possui um Gestor do Sistema de Delegações do TCESP. Este Gestor deve atribuir o acesso ao responsável da Secretaria Municipal da Educação ou da Diretoria de Ensino ao Sistema OlhonaEscola deste Tribunal.
Geralmente (não é regra), o Gestor é alguém da Contabilidade, da Controladoria ou da Auditoria.
 

Acesso ao Portal de Sistemas do TCESP

Entrar no site https://sso.tce.sp.gov.br/cas-server/login

Ou, se preferir, entrar no site institucional do TCESP (https://www.tce.sp.gov.br) e então clicar em “LOGIN”, que se encontra na parte superior da tela
 

  1. Se você ainda lembra da sua senha, entre no Portal de Sistema do TCESP com seu e-mail e senha, e então escolha a opção “MINHA CONTA” que se encontra no topo da página.  Você poderá atualizar o seu e-mail.

  2. Se você não tem lembra de sua senha, utilize a opção “Recuperar Senha/Concluir Cadastro” na tela de login do Portal de Sistemas. Após atualizar a sua senha, execute o item 1  para atualizar o seu e-mail

  3. Se você não tem mais acesso ao e-mail cadastrado, envie uma solicitação para olhonaescola@tce.sp.gov.br, com o título “Acesso ao Portal de Sistemas”, informando nome, cpf, e-mail antigo, e-mail atual 

Isto significa que seu CPF + e-mail não foi cadastrado pela Secretaria Municipal ou Diretoria Regional de Ensino. Você deverá entrar em contato com eles, e solicitar para que eles atualizem o cadastro da escola com seu CPF e e-mail.

Cada órgão possui um Gestor do Sistema de Delegações do TCESP. Este Gestor deve atribuir o acesso ao responsável da Secretaria Municipal da Educação ou da Diretoria de Ensino ao Sistema OlhonaEscola deste Tribunal.
Geralmente (não é regra), o Gestor é alguém da Contabilidade, da Controladoria ou da Auditoria. 

Se você não sabe quem é o Gestor do Sistema de Delegações, envie uma solicitação para olhonaescola@tce.sp.gov.br, com o título “Gestor no Delegações”, informando nome, CPF e órgão.

"image-log"