O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 Diretrizes para Autores

Encaminhamento:

Só serão aceitas obras de autores cadastrados no site dos Cadernos (canto superior direito), com o preenchimento do formulário online.

Todas as submissões serão feitas através do site dos Cadernos.

Para submeter um novo artigo ou qualquer tipo de contribuição, clique em “fazer um novo envio”

Leia todas as informações do site. São cinco passos rápidos.

  • Início: Neste passo, você deve conhecer e concordar com as condições de publicação. Leia, e selecione a Seção que você acredita ser mais adequada para seu artigo e marque as caixas de seleção. Neste momento, também, você pode colocar seus comentários para o editor. Salve e Continue.
  • Transferência do manuscrito: Neste passo, você escolhe o componente do artigo – normalmente, o texto do artigo – e envia o texto do arquivo (sempre em Word, Open Office ou RTF). É possível também transferir arquivos complementares para este artigo (por exemplo, uma ilustração que servirá de capa do artigo). Salve e Continue.
  • Inclusão de metadados. Nesse passo, você deve Incluir o Título, um Resumo e os as palavras-chave do seu artigo. As palavras chaves devem estar separadas por ponto. Se necessário, pode incluir nesse passou outros contribuidores (autores) do seu artigo.
  • Confirmação: Você pode voltar e conferir todos os passos anteriores. Tudo OK? Salve e continue.
  • Próximos passos: agora, é aguardar enquanto seu artigo passa por nosso processo de avaliação.

Através do site, você poderá acompanhar nosso processo de avaliação e, a cada passo significativo, você também será avisado por e-mail.

Resumidamente, o processo de publicação é o seguinte:

  1. O artigo é enviado.
  2. O artigo passa por um processo de avaliação. Neste processo, pode haver aprovação, rejeição, um pedido de correção ou melhoria ou, ainda, a recomendação para que seja submetido para outra publicação.
  3. Sendo aprovado, o artigo vai para formatação e publicação. Neste processo, pode haver ainda mais pedidos de correção para o autor ou pedidos de complementação do artigo.
  4. O artigo é programado para publicação.
  5. O artigo é publicado.

 Formato:

 Os artigos devem seguir a formatação da ABNT, com as seguintes características básicas:

  • Os trabalhos serão publicados em português.
  • Cada proposta de artigo não deve exceder as 15 mil palavras e ou 80 mil caracteres com espaços, incluindo notas e bibliografia (exceto quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens).
  • Os artigos devem seguir a formatação da ABNT.
  • Ficheiro tipo Word (*.doc ou .docx) ou outro formato em OpenDocument (*.odt). 
  • Página A4, margens superior, inferior de 3 cm, direita e esquerda de 2,5 cm.
  • Preferencialmente, fonte Times New Roman 12, a não ser quando especificado.
  • A primeira página deve conter, nesta ordem:
    • o título do artigo (fonte 14, negrito, centralizado)
    • o nome dos autores. Com a identificação da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguido pela cidade, estado, país; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail) em (fonte 10, à direita)
    • Um resumo do texto, com a palavra RESUMO (esquerda, maiúsculas, negrito), seguido por um texto de, no máximo, 200 palavras (justificado, sem negrito ou itálico). Opcionalmente, poderá haver a tradução para o inglês, logo abaixo, iniciando com a palavra ABSTRACT
  • Fonte Times New Roman corpo 12 (para o texto). Citações e legendas em fonte 10.
  • Resumo, palavras-chave e abstract organizado nessa ordem.
  • A referenciação bibliográfica deve seguir o Manual de Redação do TCESP.
  • Não se numeram o resumo, o abstract, as palavras-chave, a introdução, as considerações finais, as referências bibliográficas e os demais elementos pós-textuais.
  • Todos os elementos não textuais devem estar organizados em quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou fotografias, devidamente identificados e numerados de forma contínua, com numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos e inseridos no corpo do texto.
  • Os ficheiros originais dos quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens devem preferencialmente ser enviados à parte. Recomendamos que os esquemas, figuras e fotografias sejam fornecidos em alta resolução (no mínimo 300 dpi), em JPG, PNG ou TIFF, com no mínimo 8 cm de largura e as URLs para as referências forem informadas quando possível.

Todas as propostas submetidas deverão ainda:

  • Conter os originais, sem erros tipográficos e prontos a publicar, segundo os critérios descritos acima.
  • Fazer acompanhar os originais de uma nota biográfica (máx. 80 palavras para cada autor) dos autores contendo formação acadêmica, títulos e e-mail para contato.

 Não obstante privilegiarmos textos originais, podem ser editados textos total e ou parcialmente já divulgados (situação preferencial), desde que o(s) autor(es) assegure(m) que se encontrem devidamente salvaguardados os direitos de autoria contratualizados anteriormente. Neste caso, o(s) autor(s) deve(m) indicar na proposta a referência da obra onde se encontra publicada a sua proposta.

 A Direção Editorial da revista reserva o direito de não aceitar as propostas que não estejam em conformidade com os critérios de submissão.

 AUSÊNCIA DE REMUNERAÇÃO

A aprovação e publicação de trabalhos na Revista Cadernos não dá aos autores o direito de percepção de qualquer retribuição pecuniária, devido à gratuidade na distribuição do periódico. A publicação resguarda os direitos autorais, na forma da Lei.

 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista Cadernos, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.

 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Informações gerais:

A desconsideração das normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho.

A partir da aceitação, avaliadores selecionados em função da área de especialidade analisarão o artigo de acordo com os parâmetros científicos em vigor. A equipe editorial repassará o parecer ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de propor novamente seu artigo.