Uso da Ciência de Dados como ferramenta para planejamento de atingimento das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

  • Fabio Correa Xavier TCESP
  • Andrey Fernando da Silva Ribeiro TCESP

Resumo

Este artigo apresenta uma aplicação da Ciência de Dados para obter e cruzar dados com o objetivo de subsidiar um planejamento adequado para se atingir as metas previstas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Como caso prático, mostraremos como um gestor municipal poder fazer uso de dados públicos de população e educação para conseguir atingir a meta 4.2, atendendo 100% da demanda por creches em seu município.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciência da Computação (IME-USP), MBA em Gestão Executiva de Negócios (IBMEC-RJ).  Diretor Técnico do Departamento de Tecnologia da Informação.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-graduado em análise, projeto e gerência de sistemas (PUC-RJ), Bacharel em TI pela UERJ. Chefe Técnico da Fiscalização.

Publicado
2019-01-28
Como Citar
XAVIER, Fabio Correa; RIBEIRO, Andrey Fernando da Silva. Uso da Ciência de Dados como ferramenta para planejamento de atingimento das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 52-57, jan. 2019. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/55>. Acesso em: 23 abr. 2024.