Sustentabilidade e a gestão pública municipal

  • José Paulo Nardone tcesp

Resumo

RESUMO


 


Este trabalho pretende traçar uma rápida apresentação sobre a necessidade de transição de um modelo tradicional de gestão pública, para um novo arquétipo que abarque o conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.


Pretende-se demonstrar ser esta uma tendência irreversível, comungada também pelo mercado e pelo terceiro setor, haja vista os inúmeros benefícios proporcionados pelo novo modelo.


A necessidade de adaptação dos procedimentos passa pela utilização de ferramentas de gestão e alargamento do contexto de atuação, lançando mão por exemplo das compras sustentáveis e um planejamento estratégico que incorpore os objetivos do desenvolvimento sustentável, tornando o ente estatal uma referência de avanço para a sociedade.


Descrevemos casos de sucesso na implantação de tal temática de forma concreta em cidades brasileiras e concluímos exortando todos os atores envolvidos na nova forma de ação a se apresentarem como protagonistas da empreitada, atuando e convencendo outros setores a também embarcar nessa travessia, de um modelo que alcança pouca distância de resultados, para outro que atua alargando horizontes, olhando para o futuro, atuando no presente e planejando a longo prazo.

Publicado
2019-01-28
Como Citar
NARDONE, José Paulo. Sustentabilidade e a gestão pública municipal. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 33-38, jan. 2019. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/59>. Acesso em: 19 set. 2019.