Estruturação de Garantias sob Ambiente de Restrições Fiscais:

a utilização de parcela do ganho de eficiência como fonte de recursos para conta garantia (escrow account)

  • Rogério Ceron de Oliveira FGV
  • Maira Madrid Barbosa da Silva
  • Victor Bueno Sellin

Resumo

Objetivo: este artigo busca contribuir para a construção de novos caminhos para a viabilização de garantias contra o risco de inadimplemento do setor público em projetos de Parcerias Público Privadas (PPPs).


Metodologia: o trabalho tem caráter exploratório a partir de estudo de caso da PPP de Terminais Urbanos do Munícipio de São Paulo.


Resultados – o artigo mostra que em projetos relacionados a ativos e serviços já existentes, cuja modelagem introduza ganhos de eficiência, é possível absorver financeiramente parcela desses ganhos para a criação de conta garantia (escrow account) sem gerar nova pressão orçamentária sobre caixa do ente público, o que pode ser determinante em ambientes de elevada restrição fiscal, a exemplo do cenário brasileiro atual.


Implicações práticas – o trabalho coloca luz nas dificuldades de estruturação de garantias para PPPs nos entes subnacionais e pode representar importante contribuição para constituição de garantias em projetos que tenham ganhos de eficiência expressivos, como por exemplo em projetos de PPP de Iluminação Pública e de Geração Distribuída.


Originalidade e valor da contribuição - o trabalho se debruça sob um estudo de caso de uma PPP recente (PPP de Terminais de Transportes de Passageiros) que inovou na construção de uma conta garantia a partir dos ganhos de eficiência do próprio projeto, não demandando espaço orçamentário adicional para constituição da conta garantia (escrow account).


 


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Administração Pública pela FGV-SP. São Paulo Parcerias S.A.
São Paulo-SP, Brasil.

Maira Madrid Barbosa da Silva

  Bacharel em Economia pela FEA-USP. São Paulo Parcerias S.A. São Paulo-SP, Brasil.

Victor Bueno Sellin

 Mestre em Sustentabilidade pela USP. Alvarez e Marsal. São Paulo-SP, Brasil.

Publicado
2021-08-31
Como Citar
DE OLIVEIRA, Rogério Ceron; BARBOSA DA SILVA, Maira Madrid; SELLIN, Victor Bueno. Estruturação de Garantias sob Ambiente de Restrições Fiscais:. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 77-87, ago. 2021. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/140>. Acesso em: 25 abr. 2024.