Parcerias Público-Privadas em Casas Legislativas

Possibilidades e Desafios

  • Romulo de Sousa Mesquita CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
  • Nelson Gomes dos Santos Filho CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Resumo

Este artigo aborda as possibilidades e os desafios para a realização de Parceria Público-Privada (PPP) em uma Casa Legislativa. A pesquisa não tem precedente e é fruto de estudo de dois casos, considerando as experiências inacabadas da Câmara dos Deputados e da Câmara Municipal da cidade do Recife. A coleta de dados teve como referencial os fatores críticos de sucesso (FCS) da experiência internacional. A Lei nº 13.137/2015 autorizou as Casas do Poder Legislativo a estruturarem PPP, o que impulsionou a capacitação de servidores e a regulamentação interna do processo de estruturação do projeto na CD. O projeto avançou até o recebimento de proposta de uma das empresas autorizadas para desenvolverem os estudos. No caso da Câmara Municipal do Recife, a experiência foi mais incipiente. A pesar de não ter avançado na estruturação da PPP, há o legado da constituição do Fundo Gestor Especial, com o objetivo específico para a construção da sede da Casa Legislativa. Mesmo sem a conclusão das estruturações das PPPs, há espaço para aplicação desse instituto nos diversos níveis do Poder Legislativo brasileiro em projetos futuros.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Poder Legislativo, Especialista em Direito Público e em Gestão Legislativa, Advogado, Diretor Administrativo da Câmara dos Deputados, Brasília-DF, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor e Mestre em Administração. Especialista em Gestão da Qualidade e Direito Administrativo. Engenheiro Civil, Diretor de Coordenação na Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara dos Deputados, Brasília-DF, Brasil.

Publicado
2021-08-31
Como Citar
MESQUITA, Romulo de Sousa; SANTOS FILHO, Nelson Gomes dos. Parcerias Público-Privadas em Casas Legislativas. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 53-76, ago. 2021. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/149>. Acesso em: 25 abr. 2024.