O IMPACTO DO ABSENTEÍSMO NO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MONTE ALTO/SP

  • Alex José Paixão Zavistoski
  • Gabriel de Almeida Aguiar

Resumo

Este artigo discute os impactos do absenteísmo no componente Educação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para avaliar a qualidade da gestão pública municipal. A partir de um estudo de caso no Município de Monte Alto, onde se observam elevadas taxas de ausência de professores e servidores ligados à educação, mesmo diante de políticas de valorização profissional e ajustes normativos recentes, busca-se compreender como esse fenômeno compromete a continuidade das atividades escolares e o desempenho institucional na avaliação do controle externo. A metodologia utilizada é de natureza descritivo-analítica, com base em dados administrativos referentes ao período de 2022 a 2024. São exploradas causas estruturais do absenteísmo, como saúde mental, desmotivação e sobrecarga de trabalho. Os resultados preliminares sugerem que, embora haja esforços de gestão, medidas pontuais não têm sido suficientes para mitigar o problema. O levantamento de dados evidencia aumentos do absenteísmo entre os profissionais da educação no município de Monte Alto nos últimos anos. O estudo aponta para a necessidade de políticas públicas integradas que considerem o bem-estar docente como eixo estratégico da gestão educacional eficaz. 

Publicado
2025-10-03
Como Citar
ZAVISTOSKI, Alex José Paixão; AGUIAR, Gabriel de Almeida. O IMPACTO DO ABSENTEÍSMO NO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MONTE ALTO/SP. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 15, p. 177-194, out. 2025. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/352>. Acesso em: 27 nov. 2025.