A DIMENSÃO EDUCACIONAL DO IEG-M: EVIDÊNCIAS PARA O PLANEJAMENTO E A GOVERNANÇA MUNICIPAL

  • Roberta Rocha Pereira de Veras Sebastião
  • Vanderlei Marçola

Resumo

Este estudo analisa a dimensão da Educação no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com foco na aplicação do i-Educ como instrumento de avaliação, diagnóstico e planejamento das políticas públicas educacionais nos municípios paulistas. Fundamentado em uma extensa base normativa e em dados oficiais validados, o índice permite mensurar a aderência das gestões municipais às legislações vigentes e sua capacidade de transformar recursos em resultados concretos. O artigo reforça a importância do uso de evidências empíricas para subsidiar decisões públicas e propõe o fortalecimento do i-Educ como ferramenta estratégica para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais baseadas em resultados.

Publicado
2025-09-26
Como Citar
ROCHA PEREIRA DE VERAS SEBASTIÃO, Roberta; MARÇOLA, Vanderlei. A DIMENSÃO EDUCACIONAL DO IEG-M: EVIDÊNCIAS PARA O PLANEJAMENTO E A GOVERNANÇA MUNICIPAL. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 15, p. 59-75, set. 2025. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/383>. Acesso em: 27 nov. 2025.