SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, em 5/5, o evento ‘Cidades Resilientes: o planejamento urbano como um instrumento de prevenção a desastres e de melhora na qualidade de vida da população’.

As palestras, que contaram com a abertura do Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, e da Coordenadora do Observatório do Futuro, Marcela Pégolo da Silveira, fazem parte das ações do Observatório do Futuro do Tribunal, núcleo que monitora a implantação da Agenda 2030 no território paulista.

Com o tema ‘Gestão de Riscos de Desastres e Desenvolvimento das Cidades: a importância de uma abordagem intersetorial’, a primeira palestra foi ministrada pela Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil), Moema Freire.

Em seguida, a Procuradora do Munícipio de São Paulo e Pesquisadora Colaboradora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Debora Sotto, apresentou a definição de resiliência urbana e abordou as alternativas para a construção de cidades resilientes e sustentáveis.

A apresentação de encerramento, realizada pelo 1° Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Tiago Lourençon, abordou a importância da integração das políticas públicas setoriais com a política nacional de proteção e defesa civil e destacou os elementos da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 – MCR2030, realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

 

Anexo(s):