Observatório do Futuro inaugura exposição de fotos sobre resíduos sólidos

Imagens foram definidas após concurso realizado entre servidores do TCESP; mostra acontece até o início do ano

O Observatório do Futuro, núcleo de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), inaugurou uma exposição de fotos sobre resíduos sólidos na sede da Corte, na capital paulista.

Os vencedores, escolhidos em concurso voltado aos servidores da Casa, foram anunciados durante evento realizado na quinta-feira. Com a foto ‘Inverter a situação atual dos resíduos sólidos está em nossas mãos’, a agente da fiscalização Lígia Yumi Hikawa venceu a disputa pelo segundo ano consecutivo. Adailton de Sousa Damasceno, auxiliar técnico da Fiscalização da Diretoria de Serviços, e Fernando Imbernom Nascimento, chefe técnico da Fiscalização da Unidade Regional de Araçatuba, ficaram com a segunda e terceira colocações.

“A fotografia é um hobby para mim. E acabei vendo a necessidade de prestarmos atenção nesse assunto, para o qual o Tribunal tem dado tanto enfoque”, disse Ligia Hikawa, da Unidade Regional de Presidente Prudente. “Foi uma grata surpresa ganhar novamente. Agradeço a todos pelo apoio que recebi”, completou.

A edição deste ano do concurso premiou imagens relacionadas a resíduos sólidos _tema presente, em diferentes níveis, nos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

O Conselheiro Sidney Beraldo e a coordenadora do Observatório, Manuela Prado Leitão, comandaram a cerimônia. “É importantíssimo que nossos servidores estejam interessados nesse assunto. Afinal, também é nossa responsabilidade, como órgão de controle, estimular políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, afirmou o Conselheiro.

Participam da exposição, que acontece até o início do próximo ano, as dez melhores fotos inscritas no concurso. “Recebemos imagens incríveis, tanto produzidas, quanto feitas durante as fiscalizações. Nossos fotógrafos não só denunciaram retrocessos, como também conseguiram retratar cenas poéticas e inspiradoras”, declarou a coordenadora do Observatório.

. Seleção

Os vencedores do concurso foram escolhidos em votação realizada pelos integrantes do Observatório. Entre os critérios analisados estavam originalidade, criatividade e coerência entre o material e as metas estabelecidas pelos ODS 6, 11 e 12.

O tema do próximo concurso será anunciado no início de 2020.