Metas da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável são tema de evento promovido pelo Observatório do Futuro do Tribunal de Contas

 

Para especialistas, pandemia aumenta a importância dos ODS

 

Criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão fundamentais para a superação da crise mundial gerada pelo novo Coronavírus.

A conclusão é de especialistas que participaram de um seminário virtual organizado hoje (23/7) pelo Observatório do Futuro (OF), núcleo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) responsável pelo monitoramento do avanço dos ODS.

“Os ODS reúnem muitas das prioridades que estão agora em destaque, incluindo a criação de empregos e a garantia de educação e saúde para todos”, declarou Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. “Por isso, eles são mais relevantes do que nunca, embora alguns fiquem mais difíceis de se alcançar a curto prazo. Nosso trabalho será ajudar os países a se recuperarem dos efeitos da crise, tendo os ODS como guia.”

Mediado pela coordenadora do Observatório, Manuela Prado Leitão, o encontro ainda reuniu a Conselheira Cristiana de Castro Moraes, vice-presidente do TCESP; Ana Paula Fava, assessora especial do Governo do Estado de São Paulo para a implementação da Agenda 2030 e Larissa Cervi, assessora de projetos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na avaliação dos participantes, a atual crise sanitária só evidenciou fraquezas sistêmicas que precisam ser combatidas, a longo prazo, a partir de uma ação conjunta. Um impedimento para isso, acreditam, será o aumento da desigualdade em todo o mundo.

“De pouco adiantam campanhas de conscientização para as práticas essenciais de higiene, se não é disponibilizado amplo acesso à água potável e segura para todos. Da mesma forma, acaba sendo inviável o respeito às orientações de distanciamento social em locais cujas condições de moradia são precárias”, destacou a Conselheira.
 “A diferença entre as regiões e os municípios também afeta nossa resposta à pandemia porque os governos têm menos condições financeiras de enfrentamento”, completou a assessora da FNP.

Embora o cenário seja preocupante, o momento também vem gerando oportunidades. Fava destacou o aumento da cooperação entre o setor público, privado e as universidades. “Essa rede foi fortalecida e será mantida”, disse, citando, com exemplo, a criação de respiradores a custos mais baixos pela Universidade de São Paulo (USP).

O debate de hoje foi acompanhado por mais de 1.500 pessoas, entre conselheiros municipais de saúde, representantes de prefeituras, de câmaras municipais, secretarias e fundações.

Amanhã (24/7) serão discutidas as contratações emergenciais e a importância da transparência na gestão da crise sanitária. Realizado em parceria com a Escola Paulista de Contas Públicas do TCESP, o seminário acontece às 10h30, no www.tce.sp.gov.br/epcp-youtube.