O Observatório do Futuro (OF), núcleo de monitoramento da evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, lança o relatório “O impacto da pandemia de Covid-19 nos ODS”.

O documento, que anualmente aborda uma das 17 metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da paz e prosperidade mundiais, examina os efeitos da crise sanitária no cumprimento dos ODS e as ações do TCESP para orientar jurisdicionados e ampliar a fiscalização relacionada ao tema.

“A pandemia, claro, vai atrasar o processo de implementação dos ODS no mundo todo. E uma de suas consequências mais severas foi o agravamento das desigualdades. Por isso, mais do que nunca, essa agenda será importante para que a recuperação aconteça a partir dela e, como diz a ONU, sem deixar ninguém para trás”, explica Manuela Prado Leitão, coordenadora do OF.

O relatório, de 83 páginas, pode ser acessado pelo site do Observatório,(https://www.tce.sp.gov.br/observatorio/publicacoes). Essa é a terceira publicação de análise dos ODS feita pelo núcleo. Em 2018, o documento tratou de educação e, em 2019, de resíduos sólidos.