destaque

 

As atividades tiveram o intuito de sensibilizar os servidores sobre a educação inclusiva na rede de Ensino.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Núcleo de Monitoramento do Observatório do Futuro, anunciou, durante a sessão solene do Pleno da última quarta-feira (7/11), os vencedores do ‘Concurso de Fotografias: Educação de Qualidade para Todos’.

As fotos foram submetidas à uma comissão formada por membros do Observatório do Futuro e cada integrante escolheu as melhores fotos sem ter o conhecimento de seus respectivos autores, levando em conta critérios como originalidade, criatividade e coerência em relação ao tema proposto.

O Conselheiro-Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, contemplou os ganhadores com certificado e parabenizou a todos que se dispuseram a participar do concurso. “Todos aqueles que participaram, mesmo que não tenham sido contemplados, estão de parabéns por demonstrar sensibilidade, apreço e compreensão por esse trabalho tão importante que é desenvolvido no âmbito da nossa Corte”, ressaltou o Presidente.

 .Ganhadores

A Coordenadora do Observatório de Futuro, Manuela Leitão, foi a responsável por entregar a premiação aos servidores ganhadores que foram selecionados pela comissão.

As servidoras Jéssica Afanasiev Silva Gonçalves e Sheila de Bessa Ramos ficaram empatadas em terceiro lugar com as fotos ‘Conhecimento Compartilhado’ e ‘Inspirando o aprendizado’, respectivamente.

A fotografia ‘A abstração nas mãos das futuras gerações’, capturada por Cibele Trivelato de Carvalho Ampudia, foi agraciada com a segunda posição.

O primeiro lugar foi entregue à servidora Lígia Yumi Hikawa, que apresentou a foto ‘Igualdade de oportunidades e valorização das diversidades’.

. Exposição

Ao todo, foram escolhidas 19 fotos para serem expostas na entrada do Edifício-Sede do TCESP, na Capital. As imagens estão expostas em quadros negros – que fazem menção a lousas escolares – e acompanhadas por mensagens escritas a giz o que caracteriza ainda mais o ambiente escolar, fazendo clara referência ao tema proposto pelo concurso: a Educação.

Ao lado de cada foto consta o título, a identificação de seu autor e uma legenda que conta o histórico ou a mensagem que se desejou transmitir.

Além da exposição, as fotos serão publicadas na Revista Cadernos da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) e ilustrarão o relatório do Observatório do Futuro sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – ‘Educação de Qualidade’, que tem como objetivo assegurar a educação inclusiva e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A fotografia classificada em primeiro lugar ainda será capa da edição especial da Revista Cadernos.

Imagem01Imagem

 

Tema central do concurso foi ‘ODS4 – Educação de Qualidade’

Desenvolvido pelo Núcleo de Monitoramento do Observatório do Futuro, o concurso fotográfico foi voltado aos servidores do Tribunal de Contas paulista – da Capital e do interior – e teve como objetivo sensibilizar o quadro de pessoal acerca dos Objetivos de

Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema central do concurso, ‘ODS 4 - Educação de Qualidade’, faz parte de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento previstos no cronograma da ONU para 2030. O ODS 4 busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e apresentando 10 metas distintas a serem alcançadas ao longo da próxima década.

A iniciativa marca a primeira ação pública do Núcleo e o tema central do concurso também é o foco principal de atuação em 2018. “Queremos sensibilizar ainda mais nossos servidores sobre um assunto tão essencial quanto a educação.

E a fotografia é uma forma lúdica de chamarmos a atenção para um problema extremamente relevante e que, de uma maneira ou de outra, faz parte da vida de todos nós”, explicou a Coordenadora do Núcleo, Manoela Prado Leitão.

Imagem