ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 11

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Sobre o ODS

28/04/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza na quinta-feira (5/5), das 10h00 às 12h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, o evento ‘Cidades Resilientes: o planejamento urbano como um instrumento de prevenção a desastres e de melhora na qualidade de vida da população’.

As palestras, que contarão com a abertura do Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, e da Coordenadora do Observatório do Futuro, Marcela Pégolo da Silveira, fazem parte das ações do Observatório do Futuro do Tribunal, núcleo que monitora a implantação da Agenda 2030 no território paulista.

Com o tema ‘Gestão de Riscos de Desastres e Desenvolvimento das Cidades: a importância de uma abordagem intersetorial’, a primeira palestra será ministrada pela Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil), Moema Freire.

Em seguida, às 10h50, a Procuradora do Munícipio de São Paulo e Pesquisadora Colaboradora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Debora Sotto apresentará a definição de resiliência urbana e falará sobre as alternativas para a construção de cidades resilientes e sustentáveis.

A apresentação de encerramento, às 11h20, abordará a integração de políticas públicas para a construção da resiliência. Na ocasião, o 1° Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Tiago Lourençon, falará sobre a importância da integração das políticas públicas setoriais com a política nacional de proteção e defesa civil, e discorrerá sobre os elementos da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 – MCR2030.

. Inscrições

Para participar do evento presencial será necessário realizar inscrição prévia pelo endereço https://bit.ly/3En4ppE e apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. Aqueles que desejarem obter certificado de presença deverão assinar a lista que será disponibilizada no dia das palestras.

Após o encerramento das atividades, ficará disponível um formulário de avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), que deverá ser preenchido para liberar o certificado.

O questionário fica disponível por 24 horas contadas a partir do horário previsto para o término do evento pela página https://bit.ly/36rAUGs.

Acesse a programação
Assista em tempo real