A Assimilação dos ODS, da Agenda 2030, pelos Municípios Brasileiros

  • José Paulo Nardone tcesp

Resumo

A inserção da Agenda 2030 no bojo do processo de elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas pelos governos municipais é o principal tema discutido neste trabalho.


Discorremos sobre o teor da agenda e as características do processo de planejamento público no Brasil, para na sequência tentar uni-los, indicando as dificuldades de sua adoção pelos municípios, trazendo caso a caso as complexidades envolvidas, quer no campo de gestão, político, estrutural ou envolvendo relações e cultura de gestão, compondo problema objeto desta pesquisa, cuja metodologia envolve a consulta a textos e pesquisas relacionadas ao tema.


No entanto e para além disso, não deixamos de indicar as práticas presentes em nosso meio, ainda que não alinhadas aos ODS, mas que podem alcançar tal condição a partir da observância de algumas condutas propostas, culminando com a conclusão pelo aproveitamento de inúmeros benefícios que tal alinhamento proporcionará na implementação das políticas públicas municipais a partir dos ODS.

Publicado
2023-08-03
Como Citar
NARDONE, José Paulo. A Assimilação dos ODS, da Agenda 2030, pelos Municípios Brasileiros. Cadernos, [S.l.], v. 1, n. 11, p. 107-128, ago. 2023. ISSN 2595-2412. Disponível em: <https://www.tce.sp.gov.br/epcp/cadernos/index.php/CM/article/view/253>. Acesso em: 27 abr. 2024.