A democracia é feita de instituições fortes e conscientes de sua importância para o fortalecimento da soberania do povo. Por isso, completar 100 anos de existência só pode ser motivo de orgulho. Ainda mais diante de uma missão tão significativa quanto a do TCESP: fiscalizar e orientar para que os recursos públicos sejam utilizados, de maneira adequada e transparente, em benefício da população paulista.

Porque os governantes eleitos podem muito, mas não podem tudo. E cabe ao Controle Externo indicar esses limites. Ao garantir o cumprimento das leis e a eficiência dos gastos, pressupostos básicos das boas administrações públicas, os Tribunais de Contas também atuam, ainda que indiretamente, como representantes da coletividade. Afinal, auditando dados a que ninguém mais tem acesso e cobrando correções de rumos dos gestores, vocalizam demandas populares, estimulam o controle social e asseguram o pleno exercício da cidadania.

O Centenário do TCESP, que será celebrado no dia 6 de maio de 2024, traz ainda uma grande responsabilidade, a de honrar todos aqueles que, ao longo desse período, fizeram a história não só desta Corte, mas também do Estado.

Mostrar o trabalho do Tribunal durante esses anos, recuperando o passado, explicando o presente e construindo o futuro é o nosso objetivo neste momento tão significativo.