26/08/2024 - SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), ao lado de lideranças educacionais, pesquisadores e especialistas em Educação, participou, na quinta-feira (22/8), na sede do Insper, na Capital, do evento ‘Diálogos pela Equidade na Educação: Contribuições da Pesquisa Aplicada’, voltado a discutir  compartilhar e potencializar a inserção da equidade na agenda de pesquisa aplicada voltada à Educação Básica.

Na oportunidade, a Corte de Contas foi representada pela Diretora da 6ª Diretoria de Fiscalização (DF-06), Roberta Veras que, segundo ela, ‘trouxe a oportunidade de um debate franco sobre e Educação Básica do País’. "É fundamental reunir especialistas e pesquisadores renomados, envolvidos com a temática da equidade educacional. Foi uma rica oportunidade de aprendizagem e de aproximação com esse relevante assunto para a nossa fiscalização", destacou.

Promovido por uma parceria entre a Fundação Lemann e o Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, o seminário trouxe uma programação diversificada, incluindo painéis e mesas de discussão sobre os desafios e oportunidades para promover equidade na educação por meio da pesquisa aplicada.

Entre os destaques, as participações de Sonya Douglass, do Teachers College da Universidade de Columbia (EUA); Martin Carnoy, da Universidade de Stanford (EUA); e Michael França, do Núcleo de Estudos Raciais do Insper.

O evento também teve como mediadores especialistas como Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann; Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica no Ministério da Educação (MEC); Iara Rolnik, diretora de programas no Instituto Ibirapitanga; e Matheus Gato, coordenador de projetos do Afrocebrap, que discutiram parcerias para fomentar pesquisa aplicada e promover equidade.