06/11/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou uma nova funcionalidade no Portal TCESP, aplicativo que permite ao público acessar os principais serviços prestados pela Corte. Trata-se da aba “Ouvidoria”, por meio da qual os cidadãos podem encaminhar, inclusive anonimamente, relatos sobre irregularidades, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e denúncias. A ferramenta também permite consultas sobre o andamento de chamados já abertos no setor. 

“Nosso objetivo é facilitar, cada vez mais, nossa comunicação com o público-alvo. Isso encoraja as pessoas a se manifestarem, agiliza processos e, consequentemente, dá mais efetividade ao trabalho que está sendo feito”, explicou o Ouvidor, Sérgio Satoshi Otsuki.

Pelo app ainda é possível contactar a “Ouvidoria das Mulheres”, canal criado especificamente para apoiar, acolher e orientar servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes do Tribunal que se sintam vítimas de qualquer tipo de violência relacionada à Corte ou que tenham informações sobre abusos envolvendo colegas de trabalho. 

Para fundamentar a demanda, o aplicativo permite a anexação de fotos, vídeos e outros tipos de arquivos. Já o acompanhamento das manifestações é feito pelo número de protocolo.  

. Acesso Gratuito    

O Portal TCESP pode ser baixado, gratuitamente, por usuários dos sistemas Android e iOS. Lançado em 2022, foi criado como um canal de comunicação unificada e de navegação rápida e intuitiva. 

Entre outros serviços, o app também disponibiliza informações sobre as 644 cidades paulistas auditadas pelo Tribunal; o Diário Oficial Eletrônico; pesquisa de processos; verificação da lista de apenados; consultas a leis e o acompanhamento, em tempo real, das sessões semanais realizadas no Pleno e nas Câmaras. 

Para instalar a ferramenta, basta acessar a loja virtual de aplicativos compatível com seu smartphone ou tablet (Google Play ou Apple Store).