05/10/2022 – SÃO PAULO – Em cerimônia realizada na quarta-feira (5/10), das 15h30 às 17h30, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou a Rede TCESP.

A parceria, celebrada por meio de Termo de Cooperação com TVs Câmaras de 108 municípios paulistas, visa difundir conteúdo audiovisual de caráter educativo, institucional, jornalístico e informativo para a sociedade.

Durante a solenidade, Presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas puderam conhecer em detalhes a Rede TCESP, que proporcionará mais transparência e publicidade aos assuntos relacionados às atividades de controle externo e à fiscalização dos gastos do poder público do Estado e dos municípios paulistas.

Responsável pela abertura da cerimônia, o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, falou sobre a importância da união dos esforços da Corte de Contas paulista e das Câmaras Municipais para aumentar o alcance da comunicação com a sociedade. Tudo isso sem qualquer tipo de investimento e utilização de recursos públicos pelas partes envolvidas.

“Nossa aposta tem sido na produção de conteúdo audiovisual digital para chegar na casa das pessoas pela televisão e pelos dispositivos móveis. Porque precisamos encontrar com as pessoas onde elas estão e num formato que elas estão dispostas a consumir”, afirmou o Conselheiro-Presidente. “E as Câmaras Municipais serão um novo canal para que a população receba informação sobre a forma como fiscalizamos o uso do dinheiro público”, completou.

Entre os conteúdos compartilhados com as TVs Legislativas estão programas produzidos em parceria com a TV Cultura e a Rede Alesp, além de reportagens, entrevistas, boletins e documentários especiais feitos pela equipe de Comunicação Social do Tribunal de Contas.

Na ocasião, os Presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas receberam os certificados de adesão à Rede TCESP, que será responsável por ceder, sem qualquer ônus, conteúdos audiovisuais para que sejam exibidos na grade de programação das emissoras locais.

. Autoridades

A mesa solene foi composta pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho; pelo Vice-Presidente, Conselheiro Sidney Beraldo; pelo Corregedor, Conselheiro Renato Martins Costa; pelo Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues; pela Conselheira Cristiana de Castro Moraes; pelo Procurador Geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima; pelo Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazendo do Estado (PFE) junto ao TCE, Luiz Menezes Neto; pelo Coordenador do Corpo de Auditores, Samy Wurman; pelo Presidente da União dos Vereadores do Estado de SP (UVESP), Sebastião Misiara; pela Presidente da Associação Astral e representante da Rede Legislativa, Luciana Rivelli Amélio; e pela Presidente da Câmara Municipal de Rancharia, Márcia Enz.

Também prestigiaram o evento o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor Geral de Administração, Carlos Eduardo Malek; o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Fabio Xavier; a Chefe da Assessoria Técnico-Jurídica, Raquel Ortigosa Bueno; o Chefe de Gabinete da Presidência, André Antunes Neves; o Ouvidor, Antonio Heiffig; e a Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Freitas Camargo; entre outras autoridades.

Veja mais fotos no Flickr do TCESP