10/12/2020 – SÃO PAULO – Em um momento histórico, marcado por uma votação realizada, pela primeira vez, de forma virtual, com uso da tecnologia de videoconferência, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes foi eleita ontem (9/12), por unanimidade, a nova Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). 

Integrante da Corte de Contas desde 2011, quando tomou posse no cargo efetivo de Auditora do TCE, ela foi nomeada como Conselheira por meio de Decreto publicado no Diário Oficial do Estado de 21 de abril de 2012, sendo a primeira mulher a compor o Colegiado da Corte. No exercício de 2015, ela ocupou a Presidência da Corte pela primeira vez.

Cristiana de Castro Moraes foi indicada pelos demais Conselheiros durante sessão especial do Pleno ocorrida à distância, por meio de videoconferência, em virtude das medidas adotadas para a prevenção e o controle da pandemia da COVID-19. Ela deverá conduzir os trabalhos no ano de 2021, em sucessão ao Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, atual Presidente. 

Na mesma sessão, também por decisão unânime, foram eleitos Dimas Ramalho, como Vice-Presidente, e Sidney Estanislau Beraldo, para o comando da Corregedoria da Corte de Contas paulista. A nova diretoria, com mandato de um ano, tomará posse no início de fevereiro. 

Em nome dos demais membros, o Conselheiro-Decano Antonio Roque Citadini parabenizou os novos Presidente, Vice-Presidente e Corregedor eleitos para 2021. “Eu quero cumprimentar, desejar a todos, Dimas, Beraldo e Cristiana, toda a sorte possível neste próximo ano”, afirmou Citadini. 

. Homenagens

Durante a sessão especial, logo após a eleição da nova Mesa Diretora, o atual Presidente da Casa, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, recebeu as homenagens dos demais Conselheiros, dos membros do Ministério Público de Contas (MPC) e da Procuradoria da Fazenda do Estado (PFE) por sua administração.

“Cumprimentos, em primeiro lugar, a você Edgard, nesse ano tão extraordinariamente difícil, que conseguiu levar o Tribunal da maneira mais impecável possível”, destacou o Conselheiro Renato Martins Costa. A fala foi referendada pelos demais integrantes do Colegiado.

O Conselheiro-Presidente agradeceu o apoio dos colegas durante a sua gestão: “Registro aqui minha especial admiração por todos da área de Fiscalização, da Tecnologia de Informação, da nossa Escola de Contas. Todos aprenderam com os poucos instrumentos colocados à disposição”. 

Depois de apurados os votos, a Conselheira agradeceu a confiança do Colegiado pela eleição unânime. “Quero agradecer a todos a confiança em mim depositada novamente e agradeço também as palavras de desejo de sucesso”, declarou a nova Presidente.

Assista à íntegra da sessão especial.