18/08/14 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), em parceria com a Fundação Instituto de Ensino para Osasco (FIEO), sedia, até o dia 29 de agosto, a ‘LXXVIII Exposição do Acervo FIEO’, composta por obras dos mais diversos estilos, de consagrados artistas do cenário nacional.

Aberta ao público e disposta na Escola de Contas Públicas, a exposição retrata a história cultural brasileira por meio de 25 (vinte e cinco) quadros selecionados dentre os mais de 1.650 títulos que compõem o Acervo FIEO de Arte, com sede no município de Osasco. Esta é a primeira vez que parte significativa deste acervo é exposta na capital de São Paulo.

A mostra, que integra os eventos comemorativos aos 90 anos de instalação da Corte de Contas paulista, é composta por diferentes pinturas de renomados artistas, a exemplo de Aldemir Martins com a obra ‘Galo’, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Desenhista na Bienal de São Paulo de 1955.

Dentre as obras em exposição, estão autores renomados como Walter Lewy, um dos poucos autênticos pintores surrealistas ativos no Brasil na década de 30; Agostinho Batista de Freitas, com o quadro ‘Colheita’, em que retrata o trabalho no campo; Guersoni, considerado um dos mais importantes gravadores brasileiros; além de pinturas de Gerchman, Tozzi e Sonia Von Brusky, entre outros.

Inauguração

A inauguração da ‘LXXVIII Exposição do Acervo FIEO’, na segunda-feira (11/8), foi feita pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Renato Nalini; e pelo Reitor do Centro Universitário FIEO, Professor Luiz Fernando da Costa e Silva.

Prestigiaram o evento de inauguração ao lado do Presidente da FIEO, José Cássio Soares Hungria, e da Diretora-Adjunta do Departamento de Artes da FIEO, Mariana Hungria, os Conselheiros Renato Martins Costa, Sidney Estanislau Beraldo e Cristiana de Castro Moraes; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Celso Augusto Matuck Feres Junior; e o Coordenador do Corpo de Auditores, Samy Wurman.