EPCP

A Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” (EPCP), vinculada ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi instituída com o compromisso de capacitar e aperfeiçoar os servidores e gestores públicos, prestar auxílio na realização dos concursos públicos, ministrar cursos e palestras, promover conferências, seminários e outros eventos afins, além de desenvolver atividades de pesquisas, estudos, cursos de extensão e ofertar cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu.

Composição

Presidente
Conselheira Cristiana de Castro Moraes

Membros
Dra. Rosy Maria de Oliveira - Chefe do Gabinete da Presidência
Dr. Abilio Augusto Martins - Assessor Procurador - Chefe do GTP  
Dr. Sérgio Ciquera Rossi – Secretário-Diretor Geral
Dr. Carlos Eduardo Corrêa Malek – Diretor do Departamento Geral de Administração
Dr. Fábio Correa Xavier – Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação
Dr.ª Raquel Ortigosa Bueno – Assessora Procuradora - Chefe da ATJ
Dr. Paulo Massaru Uesugi Sugiura - Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização I - DSF-I
Dr. Alexandre Teixeira Carsola – Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II - DSF-II
Dr.ª Bibiana Helena Freitas Camargo – Diretora Técnica de Divisão da Escola Paulista de Contas Públicas

Diretora Técnica de Divisão
Dr.ª Bibiana Helena Freitas Camargo

Gabinete da Diretoria
Cinthya Harumi Yabasse
Fatima Aniceto Rodrigues dos Reis
Gabriela Giardino Costa Bernardino
Ivan Moncoski Mangano
Jurema Fernandes Alves

EPCP I - Seção de Ensino a Distância (EAD)
Maria Luiza Costa Pascale - Chefe Técnica da Fiscalização
Alessandro Cesar Finardi
Bruno Horota Horioka
Bruna Castilho Marques
Marina Guglielmetti Ashcar

EPCP II - Seção de Ensino Presencial e Logística de Eventos 
Victor Jung – Chefe Técnico da Fiscalização
José Luiz Ribeiro Vignoli Filho
Rosmary Donadio Tavares
Suane Jesus Aragão

EPCP III - Seção de Produção de Conteúdo e Avaliação
Patrick Raffael Comparoni – Chefe Técnico da Fiscalização
Claudia Fiori de Almeida Moura 
Marconi Cavalcante Benck
Mauricio de Freitas Bento

Biblioteca
Giliardi Pereira Delli Paoli – Chefe de Biblioteca
Carlos Henrique dos Reis Araújo

Contato
EPCP: (11) 3292-3360
Biblioteca: (11) 3292-3237

Histórico

. O início
Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento - CCA

Criada por meio do Ato nº 118/88, em 20 de janeiro de 1988, a Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento foi instalada, inicialmente, no 10º andar do prédio sede do TCE, na Avenida Rangel Pestana e depois passou a funcionar no 2º e 9º andar no prédio do Anexo II, na Rua Venceslau Brás,183, no Centro.
O primeiro coordenador designado foi o Assessor Júlio Antonio Ribeiro Magalhães, que permaneceu no cargo até o ano de 1998. Por meio do Ato nº 1384/98, a coordenação das atividades passou a ser reponsabilidade de Alfonsas Vaidotas até o ano de 2004. Na sequência, conforme o Ato nº 418/2003, em 14 de janeiro de 2004, a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza foi designada para responder pelo expediente da Coordenadoria, sendo que após, conforme o Ato nº 613/2004, publicado no Diário Oficial em 7 de maio de 2004, tornou-se Coordenadora da Área.

. ECP
Escola de Contas Públicas - ECP

Por meio da Resolução GP nº 11/04, durante a Presidência do Conselheiro Renato Martins Costa, foi instaurada a Escola de Contas Públicas tendo como coordenadora a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza (Ato 387/2006).
Em 5 de maio de 2006, durante a gestão do Conselheiro-Presidente Robson Marinho, transcorreu a solenidade oficial de abertura da Escola de Contas Públicas. A abertura dos trabalhos na ECP contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proferiu a aula inaugural com o tema 'O Princípio Republicano'.
Em 29 de janeiro de 2007, a Escola de Contas passou a atender no primeiro subsolo do Prédio Anexo I, cujas instalações e infraestrutura lhe permitiram ministrar cursos e treinamentos para servidores, jurisdicionados, gestores e estudantes. A coordenação dos trabalhos passou a ser de responsabilidade da servidora Silvana de Rose.

. 10 anos
Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” - EPCP

Ao completar 10 dez anos de atividades, em 28 de maio de 2014, a Escola de Contas passou a ter uma nova denominação passando a ser intitulada: Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’, em homenagem à Washington Luís Pereira de Souza, Presidente do Estado de São Paulo de 1920 a 1924, responsável pela criação do artigo 71 da Constituição Paulista e pela edição da primeira Lei Orgânica de nº 1.961, de 29 de dezembro de 1923, primeira lei que regulamentou as atividades da Corte de Contas paulista.

. Ampliação
Subsede EPCP/Araraquara

Em 2 de agosto de 2013, sob a Presidência do Conselheiro Antonio Roque Citadini, a EPCP, além da Capital, passou a desenvolver suas atividades na Subsede instalada na Unidade Regional de Araraquara (UR-13). Apresentando uma infraestrutura em auditório com capacidade para trezentos lugares, o espaço foi implantado com o intuito aproximar as capacitações do público jurisdicionado. Em fevereiro de 2016, as atividades da EPCP passaram a ser coordenadas pela servidora Bibiana Helena Freitas Camargo.

Estruturação da EPCP
Considerando o aumento das atividades a serem desempenhadas pela EPCP, foi necessário adequar sua estrutura. Desse modo, por determinação da Lei Complementar nº 1.335/2018, a Escola tornou-se uma Diretoria Técnica de Divisão. Em 8 de maio de 2019, nos termos da Resolução nº 02/2019, foi reorganizada, contando, além da Biblioteca e do Gabinete da Diretoria, com as seguintes seções:
I - Seção de Ensino a Distância (EAD);
II – Seção de Ensino Presencial e Logística de Eventos;
III - Seção de Produção de Conteúdo e Avaliação.
Em 5 de junho de 2019, a EPCP mudou suas instalações para o andar térreo do Anexo I.

Eventos Consolidados

No calendário anual de eventos, são realizados alguns já consolidados, como a Semana Jurídica do TCESP, que é voltada a servidores e representantes de órgãos da Administração Pública, profissionais de Direito e estudantes, e o Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização, que tem o propósito de capacitar e aprimorar o quadro de servidores da Corte de Contas paulista para que desenvolvam seus trabalhos com efetividade e observância da legislação e dos critérios inerentes à atividade de fiscalização.