Site do Tribunal de Contas do Estado registra mais de 2 milhões de acessos ao longo de 2018

 

11/01/2018 – SÃO PAULO – O Portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) teve, aproximadamente, 2,4 milhões de acessos ao longo do exercício de 2018. Ao todo, cerca de 616 mil pessoas navegaram no site, somando 5.824.095 visualizações nas páginas que compõem o endereço da Corte de Contas paulista na internet.

Principal canal de divulgação das ações e atividades desenvolvidas pelo TCE, o Portal traz assuntos de interesse dos cidadãos, dos órgãos fiscalizados e de servidores públicos. Por meio do site www.tce.sp.gov.br, estão disponíveis notícias sobre a atuação do Tribunal, informações de utilidade pública – a exemplo do Portal da Transparência –, pesquisas sobre processos, jurisprudência, relatórios de fiscalização, receitas e despesas, entre outros assuntos.

. Áreas mais acessadas

Ao longo dos últimos 12 meses, a pesquisa de processos (http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-de-processos) foi o local mais visitado da página. Em seguida, aparece a área de comunicados do Portal (https://www.tce.sp.gov.br/comunicados). Por meio dela, os visitantes podem consultar on-line as publicações expedidas pela Corte de Contas paulista, que têm o objetivo de transmitir informações e orientações aos órgãos jurisdicionados estaduais e municipais, bem como aos servidores públicos.

A consulta à relação de órgãos e entidades apenados também foi grande no período. Disponível no endereço http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-na-relacao-de-apenados, a área permite a pesquisa rápida e objetiva de Pessoas Físicas e Jurídicas que sofreram penas em procedimentos licitatórios ou contratações de que participaram e que estão impedidas de contratar com a Administração Pública ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

A mesma página possibilita, ainda, a verificação de quais órgãos e entidades estão proibidos de receber novos auxílios, subvenções ou contribuições do Estado ou dos Municípios até que regularizem a situação perante o TCESP. Também é possível gerar ou validar, on-line, o Certificado de Apenado – documento fornecido pelo Tribunal para informar a existência ou a inexistência de registro de cominações, apresentando a situação da Pessoa Física ou Jurídica no momento da pesquisa.

. Atualização

Lançado em 23 de janeiro de 2012, o Portal Eletrônico do TCESP passou por uma reformulação em agosto de 2018. O projeto, desenvolvido em conjunto pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), sob orientação da Presidência do órgão, prioriza a gestão de conteúdo e dos serviços prestados pela Corte de Contas a diversos públicos: jurisdicionados, cidadãos e servidores.

A renovação do Portal teve como objetivo facilitar a rotina dos usuários, deixando o ambiente mais atrativo, organizado e fácil de navegar. Para tanto, foram atualizados, reestruturados e reagrupados todos os conteúdos – desde contatos, notícias, publicações e artigos, até comunicados e canais de interação com os setores da Casa.

O site da Corte de Contas está disponível para uso em todos os navegadores e é compatível com smartphones e tablets das plataformas Android e IOS.