web_beraldo_12.png

05/03/2018 - SÃO PAULO - O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, apresentou aos servidores que participaram do encerramento da 22ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS), na quinta-feira (1/3), em São Paulo, uma palestra sobre o Observatório do Futuro.

O núcleo, lançado pela Corte em janeiro deste ano, tem como intuito monitorar a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado, como parte da chamada ‘Agenda 2030’, que é uma série de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza.

Para medir o avanço das metas da ONU, o Conselheiro explicou que o Observatório do Futuro utilizará informações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). Sidney Beraldo salientou que nove dos 17 ODS já são avaliados pelo IEG-M.

“Em conjunto, o IEG-M e os ODS são ferramentas de grande valor para auxiliar no planejamento e na eficiência de gestão dos municípios do Estado de São Paulo”, afirmou. “Precisamos nos orientar, a partir de indicadores, ter metas, valorizar o planejamento e saber onde queremos chegar”, acrescentou Beraldo.

Durante a sua apresentação, o Conselheiro ainda lembrou a visão de futuro da Corte de Contas Paulista, que é ser uma instituição de referência no controle de efetividade na aplicação dos recursos públicos.

“É uma frase curta, mas que expressa muita coisa, especialmente neste momento que estamos vivendo. Quando analisamos como podemos contribuir para a sociedade com o nosso trabalho, isso passa a ser uma motivação maior”, atentou Sidney Beraldo

. Trabalhos premiados

Realizado desde 1994 pelo TCESP, o CAAPEFIS reuniu em sua 22ª edição cerca de 650 servidores que atuam na área da fiscalização. O evento foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, no Auditório ‘Simón Bolívar’, no Memorial da América Latina.

Ao final do Ciclo, o Tribunal também premiou os trabalhos desenvolvidos por servidores da Corte que se destacaram em 2017 na realização de ações relacionadas a boas práticas nos procedimentos de fiscalização.

O Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, fez o encerramento do 22º CAAPEFIS, agradecendo a todos os servidores que participaram das atividades e desejando um ano de progresso pessoal e profissional.

“Se cada um de nós contribuir com a sua responsabilidade, esse somatório vai melhorar o todo. Encerramos este Ciclo com a consciência de que temos um dever a cumprir, uma missão a desempenhar que não pode ser mais importante do que aquela que nos é dada pela Constituição e pelas Leis”, afirmou o Conselheiro-Presidente.

Clique para acessar a galeria de imagens