16/03/2021 – SÃO PAULO – Criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) será tema de uma conversa hoje (17/3) entre o Conselheiro Sidney Beraldo e o Presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara.        

No encontro, com transmissão ao vivo, a partir das 17h00, pelo Facebook e por meio do canal do YouTube da entidade (https://bit.ly/2Np9FTF), será discutida a importância do indicador, elaborado para medir a efetividade das administrações locais.   

“Além de proporcionar maior eficiência ao controle externo, o IEG-M vem permitindo que os gestores tenham dados concretos para avaliar suas políticas, corrigindo rumos, reavaliando prioridades e consolidando o planejamento”, declarou o Conselheiro. “Com essa ferramenta, os Vereadores também podem monitorar a boa aplicação dos recursos públicos e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, o que vai ajudá-los a cumprir um de seus papéis mais relevantes, o de defender os interesses da população junto ao Executivo”, acrescentou.

. Índice               

O IEG-M analisa sete das principais áreas da administração municipal: Saúde, Educação, Gestão Fiscal, Planejamento, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Defesa Civil.           

Lançado em 2015, o índice levou à criação do IEG-M/Brasil – em parceria com a Fundação Rui Barbosa –, do IEG-E (Índice de Efetividade da Gestão Estadual) e do IEG‑Prev (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal).

Em 2018, o IEG-M também ficou em segundo lugar na categoria ‘Tribunais’ do Innovare, considerado o maior prêmio da área jurídica do país.         

Acesse aqui para acompanhar o evento ao vivo.