M:\1 - Redação - Conselheiro Dimas Ramalho participa de homenagem na Alesp pelo 150 anos do EstadãoJornalismo\0 - Fotos\2025\Homenagem Alesp_Estadão


29/08/2025 – SÃO PAULO – O Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Dimas Ramalho, representou a Casa em noite de homenagem aos 150 anos do jornal 'O Estado de São Paulo'. A Sessão Solene realizada nesta quinta-feira, 28/08, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi proposta pelo deputado estadual Thiago Auricchio e recebeu autoridades e profissionais da imprensa.

Dimas Ramalho compôs a mesa diretora dos trabalhos e, em sua fala, reforçou a importância de a Assembleia Legislativa homenagear o periódico. "O Estadão é uma das mais respeitadas instituições da imprensa brasileira. Para mim, esta também é uma homenagem pessoal, pois leio o Estadão há mais de 50 anos. Hábito que herdei do meu pai, que me dizia: 'quer aprender a escrever? Leia os editoriais do Estadão'. É claro que, como jovem, não gostava dos editoriais; preferia ler a seção de esportes. Mas lia, e posso dizer aos senhores que aprendi a escrever".

O Conselheiro também pontuou a análise séria dos fatos e a informação de qualidade oferecida pelo veículo. "Sempre com a certeza que mesmo diante das maiores turbulências, encontraria em suas páginas a inabalável verdade, a responsabilidade e, sobretudo, a liberdade de imprensa".

Ramalho ainda lembrou que o jornal testemunhou e protagonizou momentos decisivos do País desde sua fundação em 1875. "Fatos como o fim do Império, a Proclamação da República, ciclos democráticos e autoritários, movimentos sociais, reformas, crises políticas e, sobretudo as reconstruções", enumerou o Corregedor do TCESP.

A sessão solene foi presidida por Thiago Auricchio. Ainda compuseram a mesa, o Presidente do Conselho de Administração do Estadão, Francisco Mesquita Neto; CEO do jornal, Erick Bretas; o Diretor de Jornalismo do Estadão, Eurípedes Alcântara; o Deputado Estadual Delegado Olim; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), José Antonio Encinas Manfré; e a Secretária de Comunicação do governo paulista, Lais Vita. Na plateia, ainda esteve presente o Secretário-Diretor Geral do TCESP, Germano Fraga Lima.