11/03/2023 – SÃO PAULO – O Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli representou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), hoje (11/3), em Campos do Jordão, na abertura da 66ª edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM). A solenidade, realizada no ‘Campos do Jordão Convention Center’, reuniu Prefeitos e gestores paulistas e contou com presença de autoridades estaduais e nacionais.

Com o tema ‘Municípios, a Força da Democracia’, o congresso, voltado a debater temas e necessidades de interesse dos gestores públicos municipais é promovido anualmente pela Associação Paulista de Municípios (APM).

Ao lado do Conselheiro, participaram da mesa solene de abertura a convite do Presidente da APM, Fred Guidoni, o Vice-Governador, Felicio Ramuth; o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Cassiano Ricardo Zorzi; o Prefeito e o Presidente da Câmara de Campos do Jordão, Marcelo Padovan e Leandro César; o Vice-Presidente da APM, Marcelo Barbieri; o Presidente e a Diretora de Relações Institucionais da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara e Dalva Crhistofoletti; a Presidente da Associação das Prefeitas e Vice-Prefeitas, Luciani Martinelli e o Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), Arthur Marques da Silva.

Em suas palavras, Marco Bertaiolli saudou os participantes e enalteceu a importância do encontro, ao lembrar que participou das edições anteriores - quando exerceu mandatos como Vereador, Prefeito de Mogi das Cruzes, Deputado Estadual e Federal - e atualmente, como Conselheiro do TCESP.

"O Tribunal de Contas se esforça, ao estar ao lado de cada uma das 644 administrações. O Prefeito moderno, que se empenha para fazer uma boa administração em seu município, deve se utilizar controle externo exercido pelo TCE, não apenas como um instrumento de fiscalização, muitas vezes punitivo, mas também como um insumo na qualificação do seu trabalho", destacou Bertaiolli.

O evento, que acontece até sexta-feira (15/3), reúne palestrantes e painéis que abordarão temas como o impacto da mudança nos pisos salariais e nos municípios, a Nova Lei de Licitações e Contratos, Parcerias Público-Privadas, consórcios municipais, legislações, mudanças climáticas e outros. Mais informações estão disponíveis no infosite do www.congresso.apaulista.org.br.

Confira a reportagem