27/07/2023 – SÃO PAULO –  Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo afirmou, durante evento no TCESP, que o bom uso dos recursos públicos fortalece a democracia.

“Dada a experiência que tenho, defendendo, como Prefeito e Secretário, o Estado de Direito e a liberdade, chamo a atenção para o fato de que a democracia é extremamente importante, mas precisa de entregas. Então temos que fazer com que o dinheiro público seja gasto com qualidade”, declarou o Conselheiro.

A manifestação foi feita na abertura de curso promovido pela Corte sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pelo TCESP em 2015 para medir a eficiência das Prefeituras.

“Por isso fizemos esses indicadores, que são ferramentas de fiscalização e indutores de melhorias nas administrações. Entregar mais para a população é o que vai gerar mais credibilidade para o setor público”, completou Beraldo.

A primeira fase da capacitação, focada em planejamento (i-Plan) e gestão fiscal (i-Fiscal), teve quase três mil visualizações. Ainda serão realizados seminários sobre as áreas da saúde (i-Saúde); educação (i-Educ); segurança na cidade (i-Cidade); meio ambiente (i-Amb) e governança em tecnologia da informação (i-Gov TI).

Voltado para Prefeitos, secretários e técnicos municipais, o ciclo de palestras pretende auxiliar gestores a compreender o indicador e sua importância para a melhoria das políticas públicas.

As apresentações foram feitas por Márcia Hirata, Coordenadora da Seção de Indicadores do Tribunal, e Débora Tristão, Colaboradora do Núcleo Audesp (Auditoria Eletrônica).

O próximo encontro está marcado para o dia 31 de agosto.