21/09/2023 – São Paulo – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 1991, Edgard Camargo Rodrigues se aposenta hoje. Prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória, foi Presidente da Corte cinco vezes — a última delas em 2020, quando comandou o processo de adaptação para que o TCESP funcionasse à distância durante a pandemia.

“A sensação é semelhante à de quando se termina um bom livro. Quando se fecha a última página, parece que se concluiu e se fez alguma coisa. Sinto-me como alguém que está fechando a última página de algo que completei no Tribunal de Contas e na vida pública. Terminei o livro, lendo-o inteiro, sem pular página”, afirmou Edgard Camargo Rodrigues.

“Sempre foi um exemplo como homem público, julgador e jurista. Quando cheguei aqui, ainda sem conhecer o funcionamento do Tribunal, foi meu modelo. Fará uma falta enorme não só no Tribunal, mas também como alguém extremamente dedicado ao serviço público”, declarou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo. “Foi um privilégio enorme trabalhar ao lado de Edgard. Só posso desejar que seja ainda mais feliz nessa nova etapa da vida.”

No dia 30 de agosto de 2023, Edgard Camargo Rodrigues participou de sua última sessão Plenária.

“Esta é a última vez em que temos a honra de contar com a presença do Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues nas deliberações e discussões desta Corte. Com mais de 30 anos de Casa, sua passagem está marcada com registros indeléveis de sua competência, poder de análise e síntese e capacidade de formular as perguntas em que ninguém antes havia pensado”, disse o Vice-Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, que presidia a sessão.

“O Edgard é uma pessoa que sempre apareceu com questões jurídica e teses que nos levaram a pensar e correr atrás. Essa é uma contribuição inestimável”, completou o Corregedor Antônio Roque Citadini.

O Conselheiro Robson Marinho ressaltou a importância de Edgard Camargo Rodrigues antes mesmo de sua entrada no TCESP. “Somos amigos há 50 anos, em momentos muito difíceis do país. Encontrei o doutor Edgard na Assembleia Legislativa em 1974, quando ele havia passado em primeiro lugar no concurso de Assessor Legislativo. Esse homem discreto, na retaguarda, teve papel fundamental no enfrentamento da ditadura militar. Teve contribuição e participação decisiva nos pronunciamentos feitos por muitos e muitos parlamentares em favor da volta do Estado de Direito Democrático.”

Parabenizando o colega, a Conselheira Cristiana de Castro Morais também aproveitou a ocasião para agradecê-lo pela colaboração para o aperfeiçoamento do controle externo. “O doutor Edgard tem uma inteligência ímpar, que contribui muito para o debate, com seus questionamentos, posições e indagações. Com isso, além de ser um excelente Conselheiro, ele nos ajudou a sermos também melhores Conselheiros.  Sempre que faço um voto, eu me pergunto: o que o doutor Edgard pode perguntar? O senhor contribuiu para que a gente se aperfeiçoasse.”

Já o Conselheiro Dimas Ramalho comparou a precisão de Rodrigues à de um cirurgião, destacando sua capacidade de mudar um voto ao identificar um dado que não havia sido percebido pelos demais. Dimas Ramalho ainda salientou a diligência do colega. “Desde que cheguei (no TCESP), ele me recebeu com cordialidade. Muito obrigado, Edgard, pelas lições e, sobretudo, pelo exemplo que deixou a todos nós.”

O Secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, falou em nome dos funcionários da Corte. “Companheiro fraterno, amigo e aconselhador. O senhor sempre interveio para criar equilíbrio, para acomodar situações desconfortáveis. Quero dizer, em nome de todos os servidores do Tribunal de Contas, que nós lhe devemos muito.”

Participaram ainda da homenagem o Auditor-Substituto de Conselheiro Josué Romero; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Feres; e o Procurador da Fazenda do Estado de São Paulo, Denis Dela Vedova Gomes.

“Em nome de todo o MPC, gostaria de externar nossa gratidão. Não conhecemos o Tribunal sem o senhor e gostaria de agradecer pelo compromisso que sempre demonstrou por esta Corte”, declarou a Procuradora-Geral.
“Todos os votos do senhor foram oportunidades de aprendizado. É um legado que o senhor deixa para todos nós”, reiterou Gomes.

. Currículo

Edgard Camargo Rodrigues foi Presidente do TCESP em 1994, 2001, 2009, 2014 e 2020. Formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1973.

Foi servidor da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde ingressou por meio de concurso público.

No Poder Executivo, exerceu, entre outras, as funções de Presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Previdência do Estado (IPESP). Integrou também o Conselho Consultivo do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual; o Conselho Fiscal da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE); e o Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina. Entre 1987 e 1990, foi Secretário Adjunto da Secretaria de Estado do Governo.