29/05/2023 – SANTOS – Reunidos em Santos para a quinta edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, Prefeitos se referiram ao evento como uma demonstração da parceria existente entre o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e os administradores.

“Essa função pedagógica é o que fortalece a relação com os municípios, provocando um amadurecimento da gestão pública para que as pessoas recebam serviços cada vez melhores”, declarou Renata Costa Bravo, Prefeita em exercício da cidade.

“Nosso viés é mesmo principalmente pedagógico, de parceria com o administrador”, completou o Vice-Presidente da Corte, Renato Martins Costa. “E a presença maciça de todos aqui é a prova de que a imensa maioria dos gestares públicos é composta por gente que quer acertar e prestar serviços de qualidade para a população. E isso enriquece demais a nossa missão.”

Dos 31 Prefeitos convidados, 24 compareceram. Da Baixada, apenas o de Cubatão não esteve presente. Além deles, cerca de 600 pessoas, entre Presidentes de Câmaras, vereadores, servidores e técnicos acompanharam as três horas de palestras.

Foram debatidos temas como Terceiro Setor, Planejamento, a Nova Lei de Licitações e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) , indicador criado pelo TCESP para medir a eficiência das Prefeituras.

“Esse ciclo traz discussões importantes porque há muitas dúvidas sobre Terceiro Setor e a nova lei”, afirmou o Presidente da Câmara santista, Vereador Carlos Teixeira Filho.

Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Feres concordou. “Esta é uma oportunidade para quem quer se aprimorar. Porque uma das principais diretrizes do Tribunal é o controle da efetividade.”

O próximo encontro acontece na segunda-feira, dia 5 de junho, em Campinas.

Acesse a galeria de fotos