Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a nona etapa do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais reuniu hoje, em Ribeirão Preto, 33 Prefeitos. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre Presidentes de Câmaras, Secretários e servidores, participaram da reunião.

“Não estamos inventando nada para pressionar os Prefeitos. Tudo o que exigimos já está na lei”, declarou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo, referindo-se ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).

O indicador, criado pelo TCESP para medir a eficiência das políticas públicas, foi um dos temas tratados durante o encontro.

“Para nós, é sempre bom estar ao lado do Tribunal, que nos fiscaliza e orienta”, disse Duarte Nogueira, Prefeito da cidade. “Isso é essencial  porque a democracia não está entregando os seus compromissos, daí a radicalização (política) e a insatisfação popular”, completou.

“Quando decidi ser vereadora, queria usar o dinheiro público da maneira certa. Então é um grande aprendizado estar aqui”, afirmou a Presidente da Câmara de Cristais Paulista, Edna Costa.

A importância do Planejamento, a Nova Lei de Licitações e o Terceiro Setor foram outros dos assuntos discutidos.

Também estiveram presentes, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Feres, e o Secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi.

O último ciclo do ano acontece no dia 14 de setembro, em Araçatuba.

Acesse a galeria de fotos