25/11/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) reuniu nesta sexta-feira (25/11) autoridades, gestores públicos, técnicos e especialistas da área da saúde para debater, em um encontro técnico, os desafios enfrentados pelos municípios na implementação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O evento teve o objetivo de trazer informações e promover a discussão sobre ações que possam reverter a tendência de queda na cobertura vacinal do Brasil. Segundo dados apresentados no encontro, a cobertura vacinal total –que considera um conjunto de vacinas básicas– retraiu sua cobertura de 92%, em 2015, para 68%, em 2021. 

A abertura do encontro, realizado das 10h00 às 14h00, foi realizada pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn. A mediação dos trabalhos foi feita pela Coordenadora do Observatório do Futuro do TCESP, Marcela Pégolo da Silveira.

As exposições técnicas ficaram a cargo da 2ª Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, Adriana Martins; do Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado de São Paulo, Hamilton Caputo Delfino Silva; do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Eduardo Tostes; do Procurador da República, Guilherme Rocha Göpfert; da Diretora Técnica de Saúde e Assistência Social do TCE, Fernanda Borges Keid; da Técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato; do Técnico da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carlos Edson Hott; e do Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira. 

Durante o evento, os convidados abordaram as dificuldades para aplicação de imunizantes nos municípios do Estado frente à baixa oferta pelos órgãos federais e também desafios comportamentais da população, o que resulta em um cenário de cobertura vacinal abaixo das metas estabelecidas.

Transmitido em tempo real pelo YouTube, o encontro técnico foi acompanhado por representantes das Prefeituras e contou com mais de 1.200 visualizações. A íntegra dos trabalhos está disponível pelo link https://bit.ly/3U8bII7.

Assista à íntegra das palestras