17/05/2023 – SÃO PAULO – Com objetivo de apresentar conceitos básicos sobre o assédio, políticas de prevenção e combate à prática, e suas consequências na saúde mental, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, na quarta-feira (24/5), das 14h30 às 16h30, seminário com o tema ‘Precisamos falar sobre Assédio’.

O evento, direcionado a servidores e terceirizados do TCESP e ao público externo interessado, acontecerá no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, com transmissão em tempo real pela TVTCE no YouTube (https://streaming.tce.sp.gov.br/lives).  Para participar, presencialmente ou online, é necessário efetuar inscrição pelo link https://bit.ly/3IgC1IQ.

. Programação

A cerimônia de abertura, às 14h30, será feita pelo Chefe de Gabinete da Presidência TCESP, José do Carmo Mendes Junior. As palestras e debates serão mediados pelo Ouvidor do Tribunal de Contas, Sergio Satoshi Otsuki. A programação completa pode ser acessada pelo link https://bit.ly/3Ik48qM.

As palestras serão ministradas pela Desembargadora do 15.º Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), Luciane Storer; pela Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico, Alessandra Benedito; e pelo Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Alexandre Patricio de Almeida.

Ao público, presencial e online, haverá emissão de certificado de participação. No fim do curso, será disponibilizado um formulário de avaliação, de preenchimento obrigatório, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), para emissão de certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

. Cartilha

Para orientar o público, interno e externo, sobre os principais conceitos e as dúvidas acerca do tema, o TCE editou em 2022, a cartilha ‘Conscientização e Combate ao Assédio e à Discriminação’.

A publicação, com 68 páginas, utiliza linguagem fácil e acessível, e busca dialogar acerca dos princípios fundamentais sobre o assunto, além de estimular a convivência harmoniosa dos servidores, no intuito de construir um ambiente organizacional produtivo, saudável e respeitoso. A cartilha, disponível para leitura e download, pode ser acessada pelo link https://bit.ly/3tYszCi.