06/12/2023 – SÃO PAULO – Servidor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 1970, o Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sérgio Ciquera Rossi, foi homenageado hoje com o Colar do Mérito da Justiça de Contas, a mais alta honraria concedida pela Corte a não Conselheiros.

“Nunca imaginei isso”, disse Rossi, durante sessão especial de entrega da condecoração. “Mas não se obtém sucesso sozinho. É necessário ter a felicidade de saber encontrar quem ficará a seu lado. Minha vida foi aqui e não tenho nenhuma queixa ou tristeza em saber que chegou a hora. Sou nuvem passageira que o vento levou”, afirmou Rossi, referindo-se à aposentadoria compulsória no próximo ano.

O Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, destacou a integridade do Secretário durante mais de cinco décadas como servidor. “Pouquíssimas pessoas merecem essa homenagem”, declarou. “A democracia tem o apoio da sociedade na medida em que as instituições democráticas têm credibilidade. O nosso Tribunal tem, cada vez mais, essa credibilidade. E é aí que entra a figura do Sérgio. Sentiremos sua falta nessa função tão importante que exerceu por esse tempo todo.”

Autor da proposta de concessão do colar, o Vice-Presidente Renato Martins Costa ressaltou a dedicação do Secretário-Diretor à Corte. “A história de Sérgio Rossi confunde-se com a do Tribunal, tal a dedicação, proficiência e respeitabilidade de sua atuação profissional que suplanta mais de meio século. Sérgio é um amigo muito leal, mas a primeira lealdade dele é com o Tribunal de Contas. Sempre foi e sempre será o oitavo Conselheiro desta Casa.”

A honraria, concedida pelos destacados serviços para a melhoria dos sistemas de fiscalização financeira e orçamentária, reuniu Conselheiros, Diretores, servidores e familiares do homenageado no auditório nobre da Corte.
“Doutor Sérgio é pau para toda obra. No Tribunal, a qualquer hora do dia ou da noite, está o Sérgio, sempre disposto e sempre dando a alma ao Tribunal com muita qualidade. Sempre foi uma pessoa estudiosa e sempre incentivou as outras pessoas a progredir. Ele ajudou a construir pedra sobre pedra neste Tribunal”, disse Antonio Roque Citadini.

Já o Conselheiro Robson Marinho classificou Rossi como “um exemplo de servidor público e a imagem do Tribunal de Contas”. “Eu me considero amigo dele e quero continuar com a honraria de ser seu amigo. Felicidades.”

Na avaliação da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, o momento foi de “reconhecimento de uma linda trajetória”. “O Tribunal vai fazer 100 anos. Portanto, a maior parte da história da Corte tem a presença do doutor Sérgio. Ele é muito mais que um colega de trabalho, é um professor, pois aprendo muito com ele no dia a dia.”

 “Rossi é uma pessoa que está no TCESP há mais de 50 anos, de maneira absolutamente íntegra e correta. Homenageá-lo nesse momento, é homenagear o servidor público na acepção maior da palavra, aquele que serve ao público”, afirmou Dimas Ramalho.

No TCESP desde outubro, Marco Aurélio Bertaiolli também se referiu ao homenageado como um modelo. “Transformar sua jornada dentro do Tribunal de Contas em um exemplo a ser seguido é o maior presente que o senhor oferece a todos nós, não só dentro das paredes do Tribunal, mas a todos que iniciam sua jornada profissional. Sua dedicação de uma vida inteira a esta Casa merece ser compartilhada e contada para os que iniciam suas próprias trajetórias.”

A Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Feres, elogiou a generosidade do Secretário-Diretor Geral. “O senhor é um líder nato e merece essa homenagem por ser a personificação de todos os valores que esse Colar representa.”

Para Samy Wurman, Coordenador do Corpo de Auditores, Rossi ainda foi o responsável por ligar todas as áreas da Corte. “É mais do que merecido esse colar.”
Denis Dela Vedova Gomes, Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda do Estado (PFE), parabenizou o homenageado, também definindo-o como exemplo de servidor público, de resiliência e liderança.

. Carreira

Rossi ingressou no Tribunal, por concurso público, em agosto de 1970. Graduado em Direito e formado no curso técnico em Contabilidade, ocupou diversos cargos e funções — entre elas, Auditor, Assessor-Técnico de Gabinete, Diretor-Técnico de Divisão, Assessor Técnico-Chefe da Assessoria-Técnico Jurídica, Chefe de Gabinete de Conselheiros e da Presidência e Substituto de Conselheiro. Há 34 anos é Secretário-Diretor Geral.

Confira a cerimônia, na íntegra, no canal do TCESP no YouTube.

Acesse a galeria de fotos