Webdoor - Paulo Tarso

15/07/2019 – Faleceu no sábado (13/7), aos 93 anos, o Conselheiro Emérito do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Paulo de Tarso Santos. Ele estava internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, onde passava por tratamento de saúde.

Conselheiro da Corte de Contas paulista por 6 anos, Paulo de Tarso Santos foi o primeiro Prefeito de Brasília, no ano de 1962, durante o governo Jânio Quadros, e Ministro da Educação na gestão de João Goulart.

O Tribunal de Contas paulista, por meio do seu Presidente, Antonio Roque Citadini, em nome do Colegiado, emitiu nota de pesar, expressando solidariedade aos familiares, e determinou o hasteamento da bandeira a meio-mastro.

Nomeado para o cargo de Conselheiro em 14 de julho de 1985, Paulo de Tarso foi empossado em 25 de julho de 1985, tendo sido o 27º Presidente da Corte. Em 20 de março de 1991 se aposentou e tornou-se Conselheiro Emérito do TCE.

. Trajetória política

Paulo de Tarso Santos nasceu em Araxá, no Estado de Minas Gerais, em 12 de janeiro de 1926, onde iniciou seus estudos no Colégio Dom Bosco (1937/1941). Transferiu-se para a cidade de São Paulo em 1942, onde iniciou o secundário no Colégio Universitário São Bento, concluindo os estudos no Colégio Universitário anexo à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Em 1944 deu início a sua graduação na Faculdade de Direito de São Paulo, formando-se bacharel em 1949. Em 1973 especializou-se em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC e, em 1974, aperfeiçoou-se em Direito Empresarial pela mesma Universidade.

. Vida pública

No ano de 1946, ingressou na vida pública como Vereador na cidade de São Paulo, e posteriormente, foi Deputado Federal por duas legislaturas (1959 e 1963). Após ser o primeiro a chefiar o Executivo de Brasília, em 1962, foi Ministro da Educação, no ano de 1963.

No regime militar, viveu no Chile como exilado político entre os anos de 1964 e 1970 – oportunidade em que trabalhou na Organização das Nações Unidas. De volta ao Brasil, foi Secretário de Estado da Educação, em 1983, no Governo Franco Montoro.

. Atividades

Paulo de Tarso participou de diversos eventos dentro de sua área, destacando-se o seminário sobre a Nova Lei das Sociedades Anônimas em 1977, e o X Congresso Mundial de Direito. Além de docente do Curso de Preparação à Magistratura e ao Ministério Público, exerceu atividades profissionais como estagiário no Escritório de Advocacia do Prof. Bonilha (1946/1947), e no Departamento Jurídico do Banco Brasileiro de Descontos S/A (1948/1952).

Foi advogado associado do Escritório de Advocacia Professor Vicente Ráo e Dr. Saulo Ramos, no período de 1973/1985. Publicou as seguintes obras: ‘Os Cristãos e a Revolução Social’ (1963); ‘O Diálogo no Grande Sertão Veredas – Guimarães e Riobaldo’ (1978); ‘Dialogar é Preciso’ (1981); ‘64 e Outros Anos’ (1984); ‘A Lógica do Compadre’ (1991) e ‘Arbitragem e Poder Judiciário – Mudança Cultural’ (2001).

NOTA DE PESAR: Luto Oficial

São Paulo, 13 de julho de 2019

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), manifesta o seu pesar pelo falecimento do Conselheiro Emérito Paulo de Tarso Santos, aos 93 anos, ocorrido neste sábado, 13 de julho, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Advogado com formação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Paulo de Tarso integrou o colegiado da Corte de Contas paulista, entre os anos de 1985 a 1991, tendo sido o vigésimo sétimo Presidente.

Neste momento de irreparável perda, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em nome de seus Conselheiros, Diretores e servidores, se solidariza com familiares e amigos, informando a decretação de luto oficial, com o hasteamento das bandeiras a meio-mastro.

O velório ocorrerá hoje (13/7), a partir das 22h00, e o sepultamento, ás 13h00, será realizado no domingo (14/7), ambos no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo.

ANTONIO ROQUE CITADINI

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)