30/06/2023 – BAURU – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) reuniu 52 Prefeitos em Bauru, no interior paulista, para discutir o aprimoramento das administrações municipais.

“Está muito claro que é preciso melhorar. Falta gestão, falta planejamento, faltam equipes para fiscalizar programas dentro das Prefeituras. Entendemos as dificuldades dos Executivos, mas todas as informações que temos indicam que dá para melhorar”, declarou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo.

Mais de 500 pessoas, entre Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários, Presidentes de Câmaras e servidores participaram da sétima reunião do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

Planejamento, Terceiro Setor e a Nova Lei de Licitações foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro.

Vice-Presidente do TCESP, o Conselheiro Renato Martins Costa destacou a importância de aperfeiçoamento das relações entre Prefeituras e Organizações Sociais (OS).

“O dinheiro público tem limites e as necessidades da população, não. Então é preciso que recorramos ao Terceiro Setor. Mas temos que credenciar entidades com rigor e exigir planos de trabalho detalhados”, disse ele, referindo-se aos R$ 35 bilhões repassados pelo Estado e pelas Prefeituras às OS apenas no ano passado.

Gestores presentes elogiaram o caráter pedagógico da iniciativa. “Quem tem cargo tem carga e estamos aqui para fazer os ajustes necessários. Com o Tribunal, temos um norte para não repetir erros e sempre fazer melhor do que no ano anterior”, afirmou a Prefeita de Bauru, Suellen Silva Rosim.

O Presidente da Câmara da cidade, Wanderley Moraes Jr., concordou. “Este encontro é importante para nos orientar e pelas ferramentas que o TCESP tem nos dado para empregar os recursos de maneira correta.”

Também participaram da reunião a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Feres, e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.

O próximo Ciclo acontece no dia 3 de agosto, em Araraquara.

Acesse a galeria de fotos

Confira o calendário