06/02/2023 - – SÃO PAULO – Empossado na semana passada, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, defendeu hoje a efetividade das ações governamentais como forma de aprimorar a gestão pública.

“Temos a função de combater os desvios, mas a má gestão, o não cuidar bem do gasto público e a falta de efetividade nas políticas são tão problemáticos quanto a corrupção”, afirmou o presidente na abertura do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento (Caapefis) do TCESP.

O encontro — que, depois de duas edições virtuais durante a pandemia, voltou a ser presencial — reuniu mais de 800 pessoas para conferências e oficinas de capacitação na capital paulista. Além de funcionários da Fiscalização, foram incluídos no evento, pela primeira vez, servidores da administração e de tecnologia da informação.

Beraldo apontou ainda o planejamento como ação indispensável para o sucesso das administrações. “Se o município não tem um bom planejamento, como vai ter uma boa gestão? Não existe essa cultura no Brasil, mas vamos trabalhar, de forma pedagógica, para que seja possível melhorar isso”, afirmou ele.

. Celebração

Na reunião, o Conselheiro Renato Martins Costa também apresentou os preparativos relacionados às comemorações do aniversário de 100 anos do Tribunal, no próximo ano. 

 “O TCESP foi fechado quando a Ditadura começou, o que mostra a indispensabilidade de uma Corte de Contas em um regime democrático. Afinal, a fiscalização e o cumprimento da lei incomodam aqueles que não querem que a luz do sol atinja suas ações. Então temos que refletir muito sobre o que significa essa data.”

Entre os projetos para a festa, o Conselheiro, responsável pelo planejamento das celebrações, destacou a elaboração de um livro, de um documentário e de um memorial.  Também anunciou que o ciclo de 2024 será realizado no interior do Estado, em cidade ainda a ser definida.

Além do Vice-Presidente, participaram do Caapefis o Conselheiro Antonio Roque Citadini, Corregedor; a Conselheira Cristiana de Castro Moraes; o Secretário Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima.

Acesse a galeria de fotos