09/10/2020 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) aderiu à campanha Outubro Rosa, a exemplo de diversas instituições. A ação pretende conscientizar para a necessidade de realização de exames preventivos que possam identificar o câncer de mama.

Para chamar atenção sobre a importância do tema, durante o mês de outubro, o site institucional, assim como a intranet e as redes sociais da Corte de Contas paulista apresentarão cabeçalhos alusivos à campanha. Também será produzido conteúdo referente ao mesmo assunto para veiculação nos telões de videowall e nos boletins institucionais do TCESP, incluindo textos, vídeos e links

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que são diagnosticados, a cada ano, 66.280 novos casos da doença no Brasil. A maior incidência ocorre em mulheres acima dos 40 anos – por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que, nessa fase, a mamografia deve ser realizada anualmente.

A importância do diagnóstico precoce está no fato de aumentar significativamente as chances de cura, que é possível em 95% dos casos em fase inicial, segundo o Instituto Oncoguia. A idade avançada é considerada um fator de risco, mas excesso de peso, tabagismo, má alimentação, sedentarismo e consumo de bebidas alcóolicas também influenciam no desenvolvimento da doença.

. História

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e foi se espalhando pelo mundo. Inicialmente, eram apenas alguns estados americanos que faziam movimentações isoladas sobre o tema do câncer de mama.

Depois, ao longo do evento ‘Corrida pela Cura’, organizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos laços cor-de-rosa pela causa, que passaram a ser entregues também em locais públicos. Hoje, eles são vistos como um símbolo da luta contra a doença.

Após a aprovação da campanha pelo Congresso Americano, outubro passou a ser reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção do câncer de mama. Além de informar sobre a doença, o Outubro Rosa busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos, bem como contribuir na redução dos índices de mortalidade.

No Brasil, a primeira atividade do movimento ocorreu em 2002, quando o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, na Capital paulista, também foi decorado com iluminação rosa, transmitindo a necessidade de voltar a atenção para a saúde das mulheres.