foto palestra


07/02/2023 - SÃO PAULO - Presidente Executiva do ‘Todos pela Educação’, Priscila Cruz afirmou hoje, durante o Ciclo Anual de Aperfeiçoamento Pessoal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que o controle externo é essencial para a evolução do ensino.

“Existem atividades que, mesmo não estando diretamente relacionadas à área, são fundamentais para que a cadeia toda funcione: financiamento, imprensa livre e controle”, declarou ela. “O que vocês fazem exige muita sola de sapato e muita energia, mas é fundamental”, completou.

A palestrante, responsável por uma das organizações civis mais reconhecidas e atuantes do setor, falou a mais de 800 servidores sobre as mudanças no FUNDEB (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

O Conselheiro Sidney Beraldo, novo Presidente do TCESP, participou da mesa, ao lado do Secretário Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi. “A qualidade da educação sempre foi uma de nossas maiores preocupações. Depois da pandemia, o cenário é ainda mais inquietante. Entender as novidades do FUNDEB é crucial para que possamos cobrar dos gestores como o dinheiro público está sendo gasto”, destacou Beraldo.

No segundo dia do encontro também foram debatidos temas como a Nova Lei de Licitações, prestações de contas, auditorias em obras de saneamento e comunicação estratégica. 

O ciclo — que, pela primeira vez, reúne funcionários da Fiscalização, de Tecnologia e da Administração — termina amanhã (08/02/2023), quando o ex-governador Paulo Hartung falará sobre planejamento e gestão pública.