22/02/2024 – SÃO PAULO – Eleito para presidir a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no biênio 2024-2025, o Conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), participou, hoje (22/2), de audiência no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Na ocasião, Edilson de Sousa Silva foi recepcionado pelo Presidente do TCE Renato Martins Costa e pelo Conselheiro Dimas Ramalho, que assumiu o cargo de Diretor de Relações Internacionais na nova composição da Atricon, e pelo Procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Thiago Pinheiro Lima.

Durante a reunião, foram tratados diversos temas, dentre eles a realização de ações conjuntas entre as 33 Cortes de Contas do Brasil; desenvolvimento de atividades de aperfeiçoamento e integração dos membros dos TCs; e a capacitação, intercâmbio de informações entre instituições e membros da entidade.

Após a posse da nova Diretoria, realizada na segunda-feira (20/2), no auditório Ministro Pereira Lira, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, o TCESP foi o primeiro dentre os 33 Tribunais a receber a visita do novo Presidente. Para o Presidente Renato Martins Costa, ‘a visita representa uma imensa honra para o órgão e para o Estado de São Paulo’.

“Pudemos alinhavar, desde já, algumas ações conjuntas que já prenunciam uma gestão exitosa e preocupada, não só com a defesa das prerrogativas e das competências constitucionais dos Tribunais de Contas, mas uma gestão voltada para os aspectos operacionais das nossas Cortes. E o TCESP quer se alinhar permanentemente a essas ações”, afirmou Renato Martins Costa.

O Presidente da Atricon, por sua vez, disse que, além de tratar sobre projetos futuros e ações conjuntas, a audiência teve como propósito cumprimentar a Corte pelos 100 anos de atividades, que serão comemorados no dia 6 de maio.

“O nosso primeiro compromisso oficial teve como objetivo parabenizar a Corte de Contas paulista por seu centenário – esta data tão efusiva e tão festiva e importante para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Nos orgulha ter um Tribunal que realiza suas ações com muita eficiência e devoção nos 100 anos de existência”, destacou.

Após a agenda, Edilson de Sousa Silva participou de entrevista do programa Controle Externo - conteúdo, produzido pela Diretoria de Comunicação Social do TCE, pela Rede TCESP – transmitido na grade da TVAlesp e exibido pelos parceiros associados: Associação Brasileira de Televisões e Rádios (TVAstral), Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP) e 111 TVs de Câmaras Municipais.