14/09/2023 – SÃO PAULO – “Se ficamos atrás do que é urgente, não temos tempo de cuidar do que é fundamental.” Assim o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, resumiu a importância do planejamento para as administrações públicas.

A afirmação foi feita em Araçatuba, durante a última etapa do Ciclo de Debates com Agentes Públicos e Dirigentes Municipais do ano.

“As cidades pequenas podem destacar uma única pessoa para essa tarefa, mas que esse quadro seja efetivo ou que haja, pelo menos, uma transição adequada caso ele seja substituído”, disse Beraldo, diante de 38 Prefeitos e mais de 500 pessoas, entre Presidentes de Câmaras, Vereadores e técnicos da região.

Resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, indicador criado pelo TCESP para medir a eficiência dos Executivos locais, mostra que, em 2022, nenhuma das 59 cidades da região obtiveram as duas classificações mais altas em relação ao planejamento (A, altamente efetiva, e B+, muito efetiva).

Edna Flor, Prefeita em exercício de Araçatuba, destacou o caráter pedagógico da atuação do Tribunal. “Sempre tivemos uma relação quase de reverência com o TCESP”, declarou. “O Tribunal nos ajuda para que a nossa comunidade possa ter os direitos que são assegurados pela Constituição.”

Também estiveram presentes o Vice-Presidente da Corte, Renato Martins Costa, e o Corregedor Antônio Roque Citadini. “Esses encontros ajudaram muito tanto o Tribunal quanto os gestores, clareando várias questões”, disse Citadini.

Ainda participaram a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Feres; o Secretário-Diretor Geral da Corte, Sérgio Ciquera Rossi; e o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Fábio Xavier.

Acesse a galeria de fotos