Presidente do TCESP participa de cerimônia de anúncio de investimentos no Instituto Butantan


09/02/2026 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, participou, na manhã desta segunda-feira (9/2), de cerimônia realizada no Instituto Butantan, na Capital, durante a qual o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram investimentos voltados à ampliação e modernização da capacidade produtiva da instituição.

O evento teve a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do Secretário de Estado de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva; além de Ministros de outras pastas e autoridades estaduais e municipais, do Legislativo e Executivo. Representantes do setor científico e da área da saúde também acompanharam o anúncio no local. 

Durante o evento, o Diretor do Instituto Butantan, Esper Georges Kallás, falou sobre a importância dos investimentos e sobre as realizações e projetos futuros do Instituto. 

Os recursos anunciados, da ordem de R$ 1,4 bilhão, serão destinados à construção de novas unidades fabris, bem como à modernização de estruturas existentes, com o objetivo de ampliar a produção nacional de vacinas, soros e outros imunobiológicos, fortalecendo a autonomia do país na área da saúde pública.

Também foi anunciado, na cerimônia, o início da vacinação de profissionais da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) com a vacina Butantan-DV, imunizante contra a dengue desenvolvido no Brasil. O evento sinalizou o valor estratégico do Instituto Butantan para o enfrentamento de desafios sanitários enfrentados no Brasil e o mundo.

A participação da Presidente Cristiana de Castro Moraes na cerimônia integrou a agenda institucional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que acompanha temas relacionados à aplicação de recursos públicos e políticas públicas estratégicas de seus jurisdicionados.