22/11/2023 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo homenageou hoje o Procurador Luiz Menezes Neto, que, depois de comandar a Procuradoria da Fazenda do Estado junto ao TCESP por 31 anos, deixou o cargo em outubro. A cerimônia, realizada na capital paulista, reuniu Conselheiros, Procuradores e servidores das duas instituições.

“Não posso deixar de agradecer a consideração que sempre tive dos senhores Conselheiros. Agradecendo a colaboração de todos deste egrégio Tribunal, sem exceção alguma, posso dizer sem receio de errar: fiz o que pude. Que façam melhor os melhores”, afirmou o homenageado.

O Presidente da Corte, Sidney Beraldo, foi o primeiro a parabenizar o Procurador. “Foram mais de cinco décadas de serviço público, uma vida inteira voltada ao estudo das leis para preservar a coisa pública e garantir que aqueles que dependem do Estado para sobreviver tenham seus direitos atendidos. Não poderíamos deixar de manifestar publicamente nosso agradecimento”, declarou.

“É preciso reconhecer o bom trabalho feito por ele nesses anos todos no Tribunal, sempre lutando para melhorar suas manifestações. Tem uma característica de extrema cordialidade e de um convívio muito interessante em uma Corte em que há conflitos jurídicos”, completou o Conselheiro Antonio Roque Citadini.

Vice-Presidente do TCESP, Renato Martins Costa também ressaltou sua admiração pelo Procurador. “Passou mais de quatro décadas neste Tribunal e fez daqui também a sua casa. E o Tribunal também assim o acolheu. Todos esses anos de convivência me fizeram respeitá-lo, admirá-lo e reconhecer sua perfeita compreensão da dimensão do seu trabalho e da responsabilidade que dele advém.”

“Quero deixar meu abraço carinhoso e parabenizá-lo pela brilhante trajetória, pela dedicação ao trabalho e pela cordialidade no trato de todos. Desejo muitas alegrias no novo ciclo que começa”, disse a Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

Substituindo o Conselheiro Robson Marinho durante a cerimônia, a Auditora Silvia Monteiro afirmou “estar muito honrada” por participar da homenagem. “Foi um enorme prazer trabalhar com o dr. Luiz Menezes.”

Falando em nome de seus colegas, o Coordenador do Corpo de Auditores, Sammy Wurman, que substituiu o Conselheiro Dimas Ramalho, também agradeceu “todo o carinho e atenção” recebidos do homenageado.

Já a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Feres, lembrou a generosidade de Menezes. “Em uma época em que buscar informação não era tão fácil por não haver algumas ferramentas tecnológicas. O doutor Luiz, muito organizado, catalogava jurisprudências e, com muita generosidade, dividia conosco o conhecimento.”

Novo chefe da PFE, Denis Dela Vedova Gomes ressaltou que o homenageado deixou um “inestimável legado na defesa dedicada à Fazenda Pública Estadual perante essa Corte de Contas” e que, “ao longo de sua carreira, dedicou-se ao compromisso intransigente com a defesa do interesse público”.

Na avaliação de Inês Maria dos Santos Coimbra, Procuradora Geral do Estado, a história do homenageado se confunde com a de grandes questões relacionadas ao Estado. “É nosso decano. Sua trajetória é um exemplo e ele é um exemplo de Procurador e de bom trabalho prestado.”

Funcionário Público desde 1971, Luiz Menezes tomou posse como Procurador em abril de 1979. No ano seguinte, foi lotado na PFE junto ao TCESP. Em 1992, assumiu a chefia do órgão e permaneceu no cargo até outubro deste ano, quando foi sucedido por Denis Dela Vedova Gomes. Confira a homenagem no canal do TCESP no YouTube.

Clique para assistir a solenidade